Trabalho de Conclusão de Curso

Avisos

  1. Procedimento para solicitação de matrícula ⇒ Solicitação de Matrícula no Trabalho de Conclusão do Curso

Sobre o TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ser realizado ao longo do último período (10º período do curso diurno e 12º período do curso noturno). O TCC segue a Regulamentação CEEE 03/15.

A Regulamentação CEEE 03/15 estabelece a Comissão do TCC que tem como funções: a) Estabelecer o calendário para as etapas do TCC; b) Montar as bancas de avaliação; c) Compilar as notas de cada etapa, com respectiva divulgação em edital; d) Estabelecer diretivas para as avaliações; e e) Resolução de casos omissos. A Comissão do TCC é formada por um professor de cada área de concentração do curso. A comissão atual é formada pelos seguintes professores:

  • Prof. Dr. Marlio José do Couto Bonfim, marliob@eletrica.ufpr.br (Eletrônica/Telecom.).
  • Prof. Dra. Sibilla Batista da Luz França, sibilla@eletrica.ufpr.br (Sistemas Embarcados).
  • Prof. Dr. Sebastião Ribeiro Junior, sebastiao@eletrica.ufpr.br (Sistemas de Energia).

Documentos

Calendário 2019 -

1o semestre:

  • Solicitação de matrícula: até 22/02/2019
  • 1a avaliação (orientador): 25/03/2019.
  • Seminário: 22/04/2019 segunda feira com suspensão de aulas neste dia (19 e 20/4, sexta e sábado, será feriado).
  • Entrega do Relatório Final do TCC: 14/06/2019
  • Defesa Final: 25/06/2019 terça feira.

2o semestre:

  • 1a avaliação (orientador): 09/09/2019.
  • Seminário: 30/09/2019 segunda feira com suspensão de aulas neste dia (SIEPE será de 01 a 03/10, terça a quinta, com suspensão de aulas).
  • Defesa Final: 05/12/2019 quinta feira.

Editais 1o Semestre de 2019

Perguntas Frequentes

  1. Como são realizadas as avaliações? R. São três avaliações: a primeira é realizada pelo professor orientador na quinta semana de aula (peso 10%). A segunda é resultado de um seminário com banca (20%). A terceira é resultado da avaliação final, considerando o relatório final e a defesa para banca (70%). Se em qualquer uma das etapas a equipe obtiver nota menor que 50 não estará habilitada a continuar o projeto.
  2. Não tenho orientador, como devo fazer? R. Cada professor pode orientar no máximo 3 equipes. Desta forma, procure os possíveis orientadores o quanto antes. Adapte-se à área de atuação e interesse dos possíveis orientadores. Em último caso (observado o prazo de matrícula), entre em contato com a comissão do TCC para encaminhamentos.
  3. Como fazer a matrícula? R. Entregar na secretaria do curso a solicitação de matrícula na respectiva disciplina (TE105 para o curso diurno e TE264 para o curso noturno), a ficha de “autorização para orientação do TCC” (disponível para download acima) assinada pelo orientador e o Plano de Trabalho, conforme regras do Anexo I da Regulamentação 03/2015. Atenção aos prazos estabelecidos. Realizar o processo conforme orientações disponíveis em Solicitação de Matrícula no Trabalho de Conclusão do Curso
  4. Qual tipo de tema é válido para o TCC? R. De acordo com o artigo 8º da Regulamentação 03/2015, “A definição do tema do TCC deve ser de responsabilidade do(s) aluno(s) em conjunto com o professor Orientador. §1º O TCC é uma atividade de síntese e integração do conhecimento adquirido ao longo do curso, de forma que o tema deve estar relacionado a uma das ênfases do curso: eletrotécnica, eletrônica/telecomunicações ou sistemas embarcados. Propostas que consistem apenas em revisões bibliográficas não devem ser aceitas.”

Histórico

graduacao/tcc.txt · Última modificação: 2019/06/20 14:52 por sibilla
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0