Linha de Pesquisa em Redes de Comunicação

Projetos em Desenvolvimento

Comunicação de dados em sistemas multiabrigados

Sistemas multiabrigados (multihomed) possuem mais de uma conexão com a internet. Esta condição é inicialmente utilizada para aumentar a resiliência, mas pode proporcionar também uma melhoria na qualidade da comunicação em termos de redução da latência ou perdas de pacotes e aumento do throughput. Há algum tempo, o SCTP (Stream Control Transmission Protocol) foi padronizado pelo IETF como um novo protocolo de camada 4, se juntando aos protocolos TCP e UDP atualmente em uso. Este novo protocolo permite a utilização de multifluxos (multistream) e multiabrigamento (multihoming). Este projeto visa estudar métodos de seleção de caminho para a melhoria do desempenho da comunicação.
Integrantes: Eduardo Parente Ribeiro (coordenador), Carlos Marcelo Pedroso, Evélio M. G. Fernandez. Mestrandos: Alex Torres, Elton Folgiatto, Carlos Gouveia da Silva.

Ambiente de Testes para Qualidade de Experiência em Redes para Transmissão de Televisão sobre IP (IPTV)

O objetivo principal deste projeto é a implementação de um ambiente de testes para realizar a avaliação dos efeitos da variação do atraso, jitter e perda de pacotes da rede IP nos níveis de qualidade de experiência do usuário de sistemas IPTV. Integrantes: Carlos Marcelo Pedroso (Coordenador), Valter Klein, Evandro Luis Copercini, Guilhermo Tonin Agranionih, Lucas Adamo Andreos, Alunos Graduação: (1). Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projeto e Análise de Sistemas de Rádio Cognitivo

Este projeto está centrado na proposta e análise de novos esquemas de comunicação que utilizem o paradigma de rádio cognitivo, com o objetivo de aumentar o desempenho e diminuir o consumo de energia das comunicações sem fio. Nas redes de rádio cognitivo os usuários secundários (não licenciados) poderão transmitir na mesma banda de frequências que já está sendo utilizada pelos usuários primários (licenciados), desde que não interferiram a rede primária conseguindo-se, desta forma, um uso mais eficiente das bandas de frequências licenciadas. Havendo mais banda disponível por conta de um adequado gerenciamento espectral, é possivel que menos potência seja necessária para atingir a capacidade de transmissão de informação almejada. Para isto será importante identificar a relação de compromisso entre eficiência energética e qualidade de serviço que, por sua vez, impõe desafios adicionais no projeto de protocolos de camada MAC em sistemas de rádio cognitivo. Entre esses desafios este projeto pretende abordar o desenvolvimento de mecanismos de acesso ao meio que sejam capazes de se adaptar em ocasião de mudanças no meio ambiente circundante, estratégias para compartilhamento do espectro entre os usuários primários e secundários e projeto de algoritmos aplicando o intercâmbio de informações entre as diversas camadas da rede (multicamadas). Será investigado também o impacto que esta tecnologia pode ter no desempenho de sistemas de comunicações sem fio tais como redes ad hoc cognitivas, sistemas de comunicações móveis e redes de sensores sem fio e sua possível aplicação em Sistemas Smart Grid. Integrantes: Prof. Evelio M. García Fernández (coordenador), Prof. Luis Henrique Assumpção Lolis, Samuel Montejo Sánchez, Miguel Amarilla

Avaliação de desempenho de sistemas IPTV

O dimensionamento de capacidade de uma rede é um fator importante para a qualidade do serviço oferecido ao usuário. Para proceder o correto dimensionamento, é necessário que seja utilizado um modelo de desempenho que caracterize apropriadamente o tráfego gerado. Em sistemas IPTV são utilizados codecs de taxa variável, o que descarta o uso de modelos de desempenho clássicos. Este trabalho propõe avaliar um modelo de desempenho desenvolvido especificamente para VoIP (em regime de tráfego variável, ou VBR) no cenário de sistemas IPTV. Pretende-se realizar a modelagem de parâmetros do modelo a partir de dados reais e implementar um simulador baseado em eventos discretos para avaliar a qualidade da aplicação do modelo proposto no cenário IPTV e também avaliar as consequências da degradação dos parâmetros de qualidade da rede em relação à qualidade da imagem percebida pelo usuário final. (Banco de Pesquisa/Sistema Thales: 2011025794).
Integrantes: Carlos Marcelo Pedroso (Coordenador), Valter Klein, Jean Manganelli, Evaldo Fortunato Junior, Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Projetos em Concluídos

Desenvolvimento de um método de gerência de filas para descarte seletivo de pacotes em sistemas IPTV (Finalizado)

Descrição: O sistema IPTV utiliza algoritmos de codificação de cados que produzem um perfil de tráfego variável (VBR, Variable Bit Rate). O algoritmo de codificação MPEG4, em vias de ser utilizado no Brasil, codifica a informação em quadros I, P e B. O quadro I contem a imagem completa e os quadros P e B fazem referência a alterações no último quadro I. Cada quadro codificado resulta em vários pacotes a serem transmitidos na rede. O descarte de um quadro I tem potencial de criar uma situação de degradação de qualidade maior que o descarte de um quadro P ou B.
Integrantes: Carlos Marcelo Pedroso (Coordenador), Eduardo Parente Ribeiro, Carlos Eduardo Maffini Santos, Felipe Silveira Greco.

Desenvolvimento de um novo modelo para caracterização de tráfego VoIP (Finalizado)

Descrição: Os modelos clássicos utilizados para o modelagem de tráfego telefônico não podem ser utilizados para modelagem do tráfego de Voz sobre o protocolo IP (VoIP), por dois motivos principais: (1) o tempo de duração da chamada telefônica em sistemas VoIP tendem a apresentar uma maior ocorrência de valores extremos, o que diverge da abordagem clássica que utiliza distribuições de decaimento exponencial para modelar a duração das chamadas e (2) o perfil de tráfego gerado para codificação dos dados depende fortemente do algoritmo de codificação/decodificação (codec) em uso. Desta forma, quando a teoria clássica de modelagem de sistemas de voz é aplicada em sistema VoIP, existe grande chance sub ou super dimensionar o sistema. Este projeto tem como objetivo analisar amostras reais de tráfego obtidas em operadoras de telecomunicações e propor um modelo para caracterizar apropriadamente um sistema VoIP.
Integrantes: Carlos Marcelo Pedroso (Coordenador) , Eduardo Parente Ribeiro, Carlos Ignacio Mattos, Rafael Alessi Muntsh, William Daniel de Mattos, Edgard Massahiro Munetiko.

professores/redecom/projetos.txt · Última modificação: 2013/11/22 10:18 por edu
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0