Capítulo 5 - Transmissão de Dados - Página 19  

5.19 Modulador, Demodulador DPSK 

Com o objetivo de simplificar o demodulador BPSK evitando o circuito de recuperação do sincronismo da onda portadora, surgiu o esquema DPSK (differencial phase shift keying).
 
A diferença do DPSK para o BPSK consiste numa prévia codificação da sequência de bits, denominada codificação diferencial, conforme o exemplo da tabela abaixo.
 
BS x 1 0 0 1 1 1 0 0 0 0 1 1
 BK Diferencial + + - + + + + - + - + + +
 
Como pode ser percebido, há uma mudança na polaridade sempre que surge um bit 0 e a polaridade é mantida quando surgem bits 1. A referência x é, em geral, um bit 1.
 
A sequência BK diferencial é aplicada no mesmo modulador BPSK a fim de gerar o sinal DPSK.
 
Para a demodulação, não é necessária a utilização do oscilador local, mas de um trecho de linha de transmissão que provoca um retardo TB no sinal recebido. Este sinal atrasado é empregado como oscilador local, sendo que o resultado da demodulação é o sinal BK não diferencial, não havendo a necessidade de decodificação.
 
 
O funcionamento do circuito acima pode ser resumido nos seguintes pontos sendo que a sequência de bits resultante corresponde ao sinal BK diferencial decodificado, ou seja, o próprio sinal BK original.
 
 
BS x 1 0 0 1 1 1 0 0 0 0 1 1
 DPSK + + - + + + + - + - + + +
Misturador x + + - + + + + - + - + +
BK x + - - + + + - - - - + +
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi