Capítulo 5 - Transmissão de Dados - Página 18  

5.18 Sincronismo do Oscilador Local em BPSK 

Um fator importante na utilização do sistema BPSK é a obtenção de sincronismo do oscilador local já que a onda portadora não é transmitida como no sinal ASK. Existem dois circuitos clássicos para tal finalidade denominados malha quadrática (squaring loop) e malha Costas (Costas loop).
 
O circuito em malha quadrática elimina a informação presente no sinal BPSK através de uma operação não-linear quadrática. O sinal resultante apresenta uma forte componente espectral no dobro da frequência da onda portadora. Depois de filtrado, este sinal é aplicado a um circuito PLL o qual tem sua saída aplicada a um divisor de frequência a fim de restaurar a frequência original. Um circuito retificador de onda completa pode ser utilizado no lugar do dispostivo não-linear quadrático.
 
 
A desvantagem do circuito acima é a obtenção do sincronismo com o dobro da frequência desejada, pois o circuito divisor de frequência é digital, sendo que sua implementação torna-se difícil à medida que a frequência da onda portadora aumenta.
 
O circuito em malha Costas é um demodulador em quadratura, sendo que o sinal BPSK é aplicado à sua entrada. Como a modulação é realizada em fase, a demodulação em quadratura deve ser nula caso haja sincronismo perfeito. No caso contrário, haverá um pequeno sinal demodulado em quadratura que é realimentado ao VCO para formar um circuito PLL que por sua vez produz o sincronismo desejado (q=0). O sinal BK é obtido na saída da demodulação em fase.
 
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi