Capítulo 4 - Modulação por Pulsos - Página 05

4.6 Modulador e Demodulador PAM 

A modulação da amplitude de pulsos (PAM - pulse amplitude modulation) consiste em transformar um sinal analógico num sinal amostrado instantaneamente através de pulsos retangulares.

O circuito modulador é denominado sample-hold o qual é formado por

Num primeiro instante, C está descarregado e S1 e S2 estão abertas, logo a tensão em R2 é nula. Num instante seguinte, S1 mantém-se fechada durante um intervalo DT1 em que C carrega-se até atingir 99% do valor da tensão em R2 sem o capacitor no circuito. Em seguida, S1 abre enquanto S2 ainda permanece aberta durante um intervalo DT2 quando C passa a descarregar-se lentamente através de R2 até atingir 95% da sua tensão máxima. Neste instante S2 fecha para finalizar o pulso e descarregar C completamente.


 
 

No exemplo ao lado tem-se o pulso produzido com DT1 = DT2, onde T = DT1 + DT2 < Ts.
 
 
 


 
 
 

Para a demodulação do sinal PAM é necessário  apenas um filtro passa-baixas com Fu=B e F'u=1/Ts - B, sendo B=4kHz e 1/Ts=16kHz no exemplo ao lado. O gráfico mostra como um circuito de pré-ênfase pode corrigir a distorção linear provocada pela amostragem instantânea. A curva em linha tracejada mostra a distorção causada sem pré-ênfase quando T=Ts=100ms e a curva em linha cheia mostra a correção obtida através do mesmo circuito RC utilizado em FM com F3dB=3,5kHz e R/R1=1. A faixa de transição do filtro deve estar contida na faixa de frequências entre 4kHz e 12kHz.
 
 



Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi