Capítulo 2 - Modulação em Amplitude - Página 30 

2.34 Multiplexação por Divisão em Frequência 

O processo de transmitir as informações de diversos sinais moduladores através de um único meio físico, seja via cabo (guiado) ou via rádio (radiado), é denominado multiplexação. Na multiplexação por divisão em frequência (FDM - frequency division multiplex) o espectro de frequências é dividido em faixas consecutivas denominadas canais nos quais os espectros dos sinais moduladores são acomodados.
 
O circuito multiplexador FDM é composto por um combinador que superpõe a saída de vários moduladores AM independentes que transladam o espectro do seu respectivo sinal modulador de forma a encaixar-se no seu próprio canal sem que haja interferência nos canais adjacentes.

Qualquer tipo de modulação AM pode ser utilizada em FDM. Em telefonia, o processo SSB é utilizado a fim de reduzir ao máximo a largura do canal (4 kHz), entretanto um sinal cossenoidal não modulado, denominado sinal piloto, é envidado num canal próprio para restabelecer o sincronismo dos osciladores do circuito demultiplexador. Nos sistemas celulares de acesso múltiplo por divisão em frequência (FDMA - frequency division multiple access), o sinal piloto serve também para identificar a frequência de operação da estação base e verificar qual das estações é a mais próxima. Em rádio-difusão e tele-difusão, o circuito combinador é substituído pelas antenas transmissoras e os processos AM-DSB e AM-VSB são utilizados devido à simplicidade do circuito demodulador.
 
O circuito demultiplexador FDM pode ser formado por um bloco demultiplexador, que contém um filtro para cada canal, e vários demoduladores AM que restabelecem o sinal modulador do respectivo canal. Outra forma mais simples de demultiplexação é feita pelo circuito super-heteródino ao lado, o qual possui um oscilador cuja frequência de oscilação é controlada externamente de forma a selecionar o canal desejado através do filtro de frequência intermediária Fi. Este circuito está presente em todos recepetores de rádio e TV.
 
 
 
 

 

É importantíssimo notar que devem existir faixas de guarda entre os canais as quais estão relacionadas com as larguras das faixas de transição do filtro passa-faixa de frequência intermediária, pois os canais adjacentes não devem interferir no canal selecionado.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi