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professores:wilson:te364ficha2 [2019/01/10 09:04]
artuzi
professores:wilson:te364ficha2 [2019/08/06 07:10] (atual)
artuzi
Linha 1: Linha 1:
-|  {{:​professores:​wilson:​ufprlogo.jpg?​200|}} ​ | \\ \\ \\ \\ Ministério da Educação\\ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ\\ ​ Setor de Tecnologia\\ ​ Departamento de Engenharia Elétrica ​ |||||  **FICHA 2**  ||+|  {{:​professores:​wilson:​ufprlogo.jpg?​200|}} ​ | \\ \\ \\ \\ Ministério da Educação\\ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ\\ ​ Setor de Tecnologia\\ ​ Departamento de Engenharia Elétrica ​ |||||  **PLANO DE ENSINO**  ||
 ^  Disciplina: CIRCUITOS DE RADIOFREQUÊNCIA ​ ^^^^^^ ​ Código: TE364  ^^ ^  Disciplina: CIRCUITOS DE RADIOFREQUÊNCIA ​ ^^^^^^ ​ Código: TE364  ^^
 | Natureza: Obrigatória | Duração: Semestral ​ |||| Validade: a partir de 2019  ||| | Natureza: Obrigatória | Duração: Semestral ​ |||| Validade: a partir de 2019  |||
Linha 9: Linha 9:
 | 1. Circuitos Elétricos em RF: faixas de radiofrequência,​ problemas nas conexões, problemas dos componentes.\\ 2. Linhas de Transmissão:​ equacionamento,​ terminações,​ tipos, materiais e conectores.\\ 3. Casamento de Impedâncias:​ seções de transformação de impedância,​ carta de Smith.\\ 4. Parâmetros de Espalhamento:​ definição,​ cálculo e propriedades.\\ 5. Filtros: tipos, parâmetros de projeto, protótipos passa-baixas,​ implementações passa-faixa,​ t de polarização.\\ 6. Circuitos Passivos: atenuadores,​ divisores de potência, acopladores direcionais,​ circuladores.\\ 7. Circuitos Ativos: amplificadores de baixo ruído e de potência, osciladores,​ misturadores. ​ |||||||| | 1. Circuitos Elétricos em RF: faixas de radiofrequência,​ problemas nas conexões, problemas dos componentes.\\ 2. Linhas de Transmissão:​ equacionamento,​ terminações,​ tipos, materiais e conectores.\\ 3. Casamento de Impedâncias:​ seções de transformação de impedância,​ carta de Smith.\\ 4. Parâmetros de Espalhamento:​ definição,​ cálculo e propriedades.\\ 5. Filtros: tipos, parâmetros de projeto, protótipos passa-baixas,​ implementações passa-faixa,​ t de polarização.\\ 6. Circuitos Passivos: atenuadores,​ divisores de potência, acopladores direcionais,​ circuladores.\\ 7. Circuitos Ativos: amplificadores de baixo ruído e de potência, osciladores,​ misturadores. ​ ||||||||
 ^  OBJETIVO GERAL  ^^^^^^^^ ^  OBJETIVO GERAL  ^^^^^^^^
-Apresentar ​as dificuldades que surgem ​em circuitos eletrônicos de alta frequência e as técnicas existentes para superá-las. Apresentar os termos técnicos usados ​na caracterização dos dispositivos de rádio frequência. ​  ​||||||||+Conhecer e superar ​as dificuldades que surgem ​no projeto e na utilização de circuitos eletrônicos de alta frequência.   ​|||||||| 
 +^  OBJETIVOS ESPECÍFICOS ​ ^^^^^^^^ 
 +| Capacitar o estudante para entender ​aplicar ​as terminologias e metodologias usadas ​na caracterização dos dispositivos de rádio frequência ​associadas às respectivas técnicas de análise e síntese.   ​||||||||
 ^  PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ​ ^^^^^^^^ ^  PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ​ ^^^^^^^^
-| A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos e através de atividades práticas de projeto usando ferramentas computacionais. Serão utilizados os seguintes recursos: quadro branco, ​notebook, projetor multimídia ​e os softwares Smith-Chart ​QUCS catálogos ​de fabricantes de materiais e dispositivos, disponíveis na internet.  ||||||||+| A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos e através de atividades práticas de projeto usando ferramentas computacionais. Serão utilizados os seguintes recursos: quadro branco, ​computador, projetor multimídiasoftwares ​de projeto com Carta de Smith e de simulação de circuitos eletrônicos com linhas de transmissão ​informações provenientes ​de catálogos disponibilizados na internet por fabricantes de materiais e dispositivos. ​ ||||||||
 ^  FORMA DE AVALIAÇÃO ​ ^^^^^^^^ ^  FORMA DE AVALIAÇÃO ​ ^^^^^^^^
-| Realização de uma prova escrita durante o semestre valendo 40 pontos, cujo assunto engloba os itens de 1 a 6, realização de 10 exercícios práticos em classe ou extra-classe valendo 1 ponto cada exercício e execução do projeto e simulação de um amplificador,​ valendo 25 pontos as etapas do projeto a serem apresentadas ao longo do semestre e 25 pontos a apresentação dos resultados finais. A média semestral será dada pelo somatório dos pontos. A execução do projeto ​pode será individual. ||||||||+| Realização de uma prova escrita durante o semestre valendo 40 pontos, cujo assunto engloba os itens de 1 a 6, realização de 10 exercícios práticos em classe ou extra-classe valendo 1 ponto cada exercício e execução do projeto e simulação de um amplificador,​ valendo 25 pontos as etapas do projeto a serem apresentadas ao longo do semestre e 25 pontos a apresentação dos resultados finais. A média semestral será dada pelo somatório dos pontos. A execução do projeto será individual ​ou em dupla quando a quando a quantidade de alunos matriculados exceder 20. O exame final engloba os itens de 1 a 6. ||||||||
  
-**BIBLIOGRAFIA BÁSICA ​(mínimo 03 títulos)**\\  ​+**BIBLIOGRAFIA BÁSICA**\\  ​
 ● COLLIN, R. E., Engenharia de Microondas, Rio de Janeiro : Guanabara Dois, 1979.\\ ● COLLIN, R. E., Engenharia de Microondas, Rio de Janeiro : Guanabara Dois, 1979.\\
-● LUDWIG, R.; BRETCHKO, P., RF Circuit Design : theory and applications,​ Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall,​ c2000.\\+● <wrap hi>LUDWIG, R.; BRETCHKO, P., RF Circuit Design : theory and applications,​ Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall,​ c2000.</​wrap>​\\
 ● KRAUS, John Daniel. Antenas. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.\\ ● KRAUS, John Daniel. Antenas. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.\\
  
-**BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ​(mínimo 05 títulos)**\\ +**BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR**\\ ​
 ● Pozar, D.M. “Microwave and RF Design of Wireless Systems”, John Wiley & Sons. 2001\\ ​ ● Pozar, D.M. “Microwave and RF Design of Wireless Systems”, John Wiley & Sons. 2001\\ ​
 ● Gonzalez, G., “Microwave Transistor Amplifiers: Analysis and Design”, 2nd Ed., Prentice-Hall. 1997\\ ● Gonzalez, G., “Microwave Transistor Amplifiers: Analysis and Design”, 2nd Ed., Prentice-Hall. 1997\\
Linha 29: Linha 31:
 \\ \\
 **Professor da Disciplina:​** Wilson Arnaldo Artuzi Junior\\ **Professor da Disciplina:​** Wilson Arnaldo Artuzi Junior\\
- 
-**Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica:​** Edson José Pacheco 
  
  
  
professores/wilson/te364ficha2.1547118269.txt.gz · Última modificação: 2019/01/10 09:04 por artuzi
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