É com alegria que informamos que a UFPR ficou em segundo lugar na competição nacional Fórmula SAE Brasil – Elétrico
O projeto de Extensão UFPR Carro Elétrico busca propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes para que possam ser influenciadores no meio onde estão inseridos e suscitar reflexões tecnológicas e socioambientais nas comunidades abarcadas pelo projeto. Para tanto, utiliza-se o desenvolvimento de um veículo elétrico de competição e a participação na competição Fórmula SAE BRASIL como elementos agregadores da equipe. O programa Fórmula SAE Brasil busca desafiar os estudantes de engenharia a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvendo e implementação de um carro tipo Fórmula.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO Edital nº 82/2022 PROGEPE Processo SEI 23075.015825/2022-74 Área de conhecimento: Engenharia Elétrica - Subárea: Sistemas Elétricos de Potência
SOLICITAÇÕES DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
Candidatos que enviaram, no ato da inscrição (via email), junto aos documentos de inscrição, a carteira comprobatória ou declaração de cadastro no Registro Nacional de Doador Voluntário de Medula Óssea (REDOME), em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde:
- ALUISIO DO NASCIMENTO WRASSE → pedido DEFERIDO
- SUELEN CRISTIANE FREITAS → pedido DEFERIDO
O estudante de iniciação científica do GICS, Caio Molinari, foi um dos selecionados para receber uma bolsa de estudos de excelência do governo Francês, conhecida como “Bourse Eiffel”. O programa de bolsas Eiffel é gerido pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França e tem o objetivo de estimular a matrícula de estudantes estrangeiros com excelente desempenho acadêmico nos cursos de graduação, mestrado e doutorado das instituições de ensino superior do país. Com isso, o programa pretende formar futuros líderes estrangeiros dos setores públicos e privados em áreas prioritárias de estudo e encorajar candidatos de países emergentes. O curso de Engenharia Elétrica e o time do GICS parabeniza o Caio por essa grande conquista!
Confira pelo link: https://lnkd.in/dWtQQX6g ou https://globoplay.globo.com/v/10423464/ o vídeo da matéria no RPC Meio Dia Paraná (Curitiba) destacando um projeto do DELT desenvolvido na UFPR.
Trata-se de uma solução IoT para monitoramento da ciclomobilidade e parâmetros ambientais nas cidades Brasileiras. o dispositivo batizado de B1K3 L4B coleta informações sobre a distância das ultrapassagens de veículos motorizados em relação ao ciclista, nível de ruído, temperatura, umidade e poluição. Os dados são georreferenciados e enviados para nuvem pelo aplicativo Smart Mobility rodando no smartphone dos usuários.
Esse projeto de desenvolvimento tecnológico está sendo utilizado na formação de jovens talentos através de programa de iniciação científica, estágios, projeto e programa de extensão, bem como trabalhos de conclusão de curso. A cada novo estudo, melhorias são incorporadas no sistema no caminho de transformamos nossa solução em um produto minimamente viável (MVP).
O trabalho é desenvolvido no departamento de Engenharia Elétrica, Setor de Tecnologia, da Universidade Federal do Paraná através do projeto Ciência para Todos e do programa Iniciativa Startup Experience. #iot #smartcities #bike #pesquisa #ensino #extensão #inovacao #pwa #app #ciclomobilidade #startupexperience