Notícias

Smart Cities: Sistema IoT para monitoramento da qualidade do ar e ciclomobilidade

O Prof. André B. Mariano, Coordenador do Projeto de Extensão Ciência para Todos do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR vai apresentar a palestra Smart Cities: Sistema IoT para monitoramento da qualidade do ar e ciclomobilidade.

O trabalho desenvolvido por alunos de graduação dos departamentos de Engenharia Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. Bioprocessos e Biotecnologia, Eng. Química e Arquitetura faz parte da iniciativa Startup Experience desenvolvida dentro do projeto de extensão e utiliza a infraestrutura do NPDEAS.

  • Data: 5/4/18
  • Horário: 16:00 - 16:40 h
  • Local: FIEP (Auditório Amaral) Av. Comendador Franco, 1341 (Curitiba - PR)
  • Evento: 3º Simpósio MAUI Brasil Alemanha (Meio Ambiente, Urbano e Industrial)

Informações sobre o evento: http://www.prppg.ufpr.br/site/sba-maui/

Saiba mais sobre o projeto de extensão no link: www.bit.ly/cienciaufpr

 

Seminário GSDC

Convidamos toda comunidade do DELT (alunos, professores e servidores) para participarem do ciclo de seminários dos alunos do Grupo de Sistemas Dinâmicos e Controle.

Data: 06 de Abril

Local: PL10

Horário: 16:00 h

Apresentador: Pablo Leandro Chen Wieler

Título: FLUXO DE POTÊNCIA ÓTIMO COM CRITÉRIOS DE SEGURANÇA DINÂMICA FRENTE A MULTI-CONTINGÊNCIAS

Resumo: O seminário irá abordar o fluxo de potência ótimo com restrição da estabilidade transitória angular (FPO-RETA) aplicado para determinar o despacho ótimo de potência ativa e reativo de geradores síncronos distribuídos (GSDs) levando em consideração restrições de desempenho em regime permanente da rede de distribuição e de estabilidade transitória dos GSDs. Será discutido no seminário a proposta de uso da técnica de análise de sensibilidade da trajetória (AST) para obtenção de restrições adicionais ao FPO-RETA que representam o impacto de diferentes contingências/perturbações na estabilidade transitória dos GSDs.

 

SIM2018

33º Simpósio Sul de Microeletrônica

Curitiba, Brasil

2 a 5 de Maio, 2018

​​http://emicro.ufpr.br/sim2018.htm

Chamada de ​t​rabalhos

O 33º Simpósio Sul de Microeletrônica será realizado em Curitiba nos dias 2 a 5 de maio de 2018 em conjunto com a EMICRO 2018. O programa do evento refletirá o amplo espectro de temas e interesses de pesquisa compartilhados entre os pesquisadores da área de circuitos e sistemas, além de fornecer um fórum único para a troca de ideias e resultados. O evento também ofertará uma ampla gama de sessões especiais e palestras ministradas por especialistas proeminentes, abrangendo áreas-chave de pesquisa em microeletrônica.

Serão aceitos artigos sobre os tópicos de interesse (não restrito): - Circuitos ​a​nalógicos e de ​s​inal ​m​isto - Circuitos e ​s​istemas para ​c​omunicação - CAD e ​f​erramentas de ​p​rojeto - Circuitos e ​s​istemas ​d​igitais - Processamento ​d​igital de ​s​inais - Sistemas ​e​mbarcados - Modelagem e ​c​aracterização de ​d​ispositivos ​s​emicondutores - Projeto de ​s​istemas em ​c​hip - Teste e ​v​erificação - Comunicação ​v​isual e ​p​rocessamento de ​s​inais ​m​ultimídia

Submissão de trabalhos

Somente serão aceitas submissões eletrônicas. O artigo deve ser escrito em inglês com no máximo 4 páginas em formato de conferência IEEE (coluna dupla) e submetido em formato PDF. O sistema de submissão está aberto em: https://easychair.org/conferences/?conf=sim2018

Os melhores trabalhos de graduação e pós-graduação serão convidados a submeterem versões estendidas para a JICS (Journal of Integrated Circuits and System, ISSN 1807-1953) e para a ICCEEG (Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, ISSN 2236-0093).

Coordenação geral:

  • André Augusto Mariano (UFPR)
  • Eduardo Gonçalves de Lima (UFPR)
  • Coordenação do programa SIM:
  • Cláudio Machado Diniz (UCPel)
  • Bernardo Leite (UFPR)
  • Coordenação do programa EMICRO:
  • Oscar da Costa Gouveia Filho (UFPR)
  • Raphael Martins Brum (UFRGS)

Coordenação local:

  • Sibilla Batista da Luz França (UFPR)
  • Waldomiro Soares Yuan (UFPR)

Coordenação financeira:

  • José Rodrigo F.Azambuja (UFRGS)
  • Luis Henrique Assumpção Lolis (UFPR)
  • Coordenação IEEE CASS:
  • Ricardo Reis (UFRGS)
 

Processo Seletivo para Prof. Substituto

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, conforme Portaria nº 2.590 de 26/09/97, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de PROFESSOR SUBSTITUTO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, nos termos das Leis 8.745/93, 9.849/99, 12.425/11 e 12.772/12 e suas alterações.

→ leia mais...

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0