/=/

Destaque na Mídia (Pesquisas com Energia Renovável e Sustentabilidade)

Em matéria produzida pela RICtv no dia 9/6/23 o Prof. André Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica, teve oportunidade de falar sobre sustentabilidade e aproveitamento de lixo. O NPDEAS, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável, vem desenvolvendo pesquisas com energia renovável e sustentabilidade desde 2008. A produção de energia elétrica a partir dos RSU são uma excelente oportunidade diminuir o impacto do lixo. Aqui na UFPR, além do aproveitamento energético do RSU, o NPDEAS desenvolve sistemas de tratamento de emissão e efluentes, viabilizando a aplicação desta tecnologia nos grandes centros urbanos.

Assista o vídeo completo no link: https://youtu.be/c9VQwBQDFwY?t=160

 

COMUNICADO DA AGTIC - Referente à TELEFONIA UFPR

A AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR - emitiu um comunicado sobre o problema que está ocorrendo com alguns ramais de telefonia fixa da UFPR.

Segundo o documento (processo SEI 23075.037337/2023-07), é informado que:

“Informamos que uma das centrais telefônicas do Campus Centro Politécnico está com funcionamento deficiente, apresentando problemas para a execução de chamadas. A prestadora de serviço responsável pela manutenção já foi acionada, no entanto não temos uma previsão de conclusão dos serviços. Diante disso, apresentamos nossas desculpas pelos transtornos causados, e solicitamos ampla divulgação em suas unidades. Gustavo de Brito dos Santos Coordenador de Serviços e Infraestrutura de TIC AGTIC/CSI”

Para visualizá-lo na íntegra, CLIQUE AQUI

 

INFORME - TELEFONIA FIXA UFPR

Alguns ramais (incluindo o da Coordenação e o da Secretaria do Departamento) estão inoperantes devido à queima de uma central telefônica localizada no Centro Politécnico.

Até o presente momento não há previsão para a normalização dos serviços.

 

ALUNOS DA ELÉTRICA CRIAM DISPOSITIVO DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Confiram o destaque na 𝗨𝗙𝗣𝗥 𝗧𝗩 da Startup Trajeto livre desenvolvida na UFPR com apoio do programa Iniciativa Startup Experience. O produto foi apresentado no começo de março, como trabalho de conclusão de curso dos alunos João Alfredo Santana e Evandro Vicente de Oliveira Ferreira, orientação do Prof. André B. Mariano e Coorientação do Professor Bruno Ricobom. Os alunos também contaram com o auxílio do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) na criação do equipamento.

Matéria está disponível no Youtube da UFPR TV: https://youtu.be/bFahRAVAcCY. Acompanhe o trabalho da startup aqui: Trajeto livre (https://www.linkedin.com/company/trajeto-livre/).

 

<< registros mais novos | registros antigos >>

inicio.txt · Última modificação: 2023/04/29 10:36 por tfjackiu
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0