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graduacao:tcc2 [2024/09/30 18:34]
luiss Informações de instrução.
graduacao:tcc2 [2024/10/04 15:07] (atual)
luiss
Linha 3: Linha 3:
 ==== Solicitação de matrículas ==== ==== Solicitação de matrículas ====
  
-O TCC pode ser realizado individualmente ou em dupla, com duração de dois semestres, e é composto pelas disciplinas TCC I e TCC II. Os alunos que estão cursando dupla diplomação ​podem realizar o TCC em um semestre com a disciplina TCC DD. As solicitações de matrícula devem ser feitas pelos alunos, seguindo as instruções para o semestre. Antes de solicitar a matrícula, os membros da equipe devem ter cumprido os requisitos descritos na {{graduacao:​regulamentacao_de_tcc_2023_novo.pdf|regulamentação}},​ conversar com o orientador desejado e providenciar a documentação necessária:​+O TCC pode ser realizado individualmente ou em dupla, com duração de dois semestres, e é composto pelas disciplinas TCC I e TCC II. Os alunos que estão cursando dupla diplomação ​devem realizar o TCC em um semestre com a disciplina TCC DD. As solicitações de matrícula devem ser feitas pelos alunos, seguindo as instruções para o semestre. Antes de solicitar a matrícula, os membros da equipe devem ter cumprido os requisitos descritos na {{graduacao:​regulamentacao_de_tcc_2023_novo.pdf|regulamentação}},​ conversar com o orientador desejado e providenciar a documentação necessária:​
   * **Para matrícula em TCC I**: Entregar o {{graduacao:​anexo_i_-_normas_para_plano_de_trabalho.pdf|plano de trabalho}} conforme o Anexo I da regulamentação e a {{graduacao:​anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador.   * **Para matrícula em TCC I**: Entregar o {{graduacao:​anexo_i_-_normas_para_plano_de_trabalho.pdf|plano de trabalho}} conforme o Anexo I da regulamentação e a {{graduacao:​anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador.
   * **Para matrícula em TCC II**: Entregar o {{graduacao:​anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|relatório final}} de TCC I conforme o Anexo II da regulamentação e a {{graduacao:​anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador.   * **Para matrícula em TCC II**: Entregar o {{graduacao:​anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|relatório final}} de TCC I conforme o Anexo II da regulamentação e a {{graduacao:​anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador.
Linha 13: Linha 13:
 ==== Primeira avaliação ==== ==== Primeira avaliação ====
  
-Na 8ª semana após o início das aulas, também divulgada na seção específica para o semestre, acontecerá a primeira avaliação para TCC I, TCC II e TCC DD. A avaliação será realizada pelo professor orientador, que deve enviar o {{graduacao:​modelos_adicionais_avaliacao_1.pdf|formulário}} preenchido para o e-mail tcc@eletrica.ufpr.br. A equipe que obtiver pontuação inferior a 50 pontos será reprovada em TCC.+Na 8ª semana após o início das aulas, também divulgada na seção específica para o semestre, acontecerá a primeira avaliação para TCC I, TCC II e TCC DD. A avaliação será realizada pelo professor orientador, que deve enviar o {{graduacao:​tcc:​documentos:​formulario_avaliacao_1.pdf|formulário}} preenchido para o e-mail tcc@eletrica.ufpr.br. A equipe que obtiver pontuação inferior a 50 pontos será reprovada em TCC.
  
 ==== Segunda avaliação ==== ==== Segunda avaliação ====
Linha 21: Linha 21:
   * **Para TCC II ou TCC DD**: Consistirá na análise do relatório do trabalho e na apresentação oral perante a banca de avaliação.   * **Para TCC II ou TCC DD**: Consistirá na análise do relatório do trabalho e na apresentação oral perante a banca de avaliação.
  
-As equipes de TCC II ou TCC DD devem preparar o documento seguindo o [[https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/​normalizacao/#manual|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e enviá-lo à banca com pelo menos uma semana de antecedência. O documento deve ser revisado previamente pelo orientador.+As equipes de TCC II ou TCC DD devem preparar o documento seguindo o [[https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?​src=https%3A%2F%2Fbibliotecas.ufpr.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2023%2F05%2Ftemplate_trabalho_academico_-2.doc&​wdOrigin=BROWSELINK|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e enviá-lo à banca com pelo menos uma semana de antecedência. O documento deve ser revisado previamente pelo orientador. Mais informações,​ exemplos ou template Latex estão disponíveis no [[https://​bibliotecas.ufpr.br/​servicos/​normalizacao/​|site da biblioteca]].
  
 As bancas serão designadas pela comissão e divulgadas na seção específica para o semestre letivo. As apresentações ocorrerão em sessões, com cada equipe dispondo de 20 minutos para a apresentação,​ mais 5 minutos para a demonstração do protótipo, se houver, e 10 minutos para perguntas da banca e do público, conduzidas pelo professor orientador. Após a sessão, o orientador deve: As bancas serão designadas pela comissão e divulgadas na seção específica para o semestre letivo. As apresentações ocorrerão em sessões, com cada equipe dispondo de 20 minutos para a apresentação,​ mais 5 minutos para a demonstração do protótipo, se houver, e 10 minutos para perguntas da banca e do público, conduzidas pelo professor orientador. Após a sessão, o orientador deve:
-  * Para TCC I: Preencher a {{graduacao:​modelos_adicionais_ficha_de_avaliacao.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br). +  * Para TCC I: Preencher a {{graduacao:​tcc:​documentos:​formulario_avaliacao_2.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br). 
-  * Para TCC II ou TCC DD: Preencher a {{graduacao:​modelos_adicionais_ficha_de_avaliacao.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br),​ além de preencher o {{graduacao:​modelos_adicionais_termo_de_aprovação.docx|termo de aprovação}} com as assinaturas dos membros da banca e disponibilizá-lo à equipe para que o inclua no relatório. Solicitar que a equipe faça as correções necessárias e encaminhe o documento final, incluindo no processo SEI conforme as orientações da comissão. Documentos que não podem ser publicados por motivos de sigilo devem ser justificados.+  * Para TCC II ou TCC DD: Preencher a {{graduacao:​tcc:​documentos:​formulario_avaliacao_2.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br),​ além de preencher o {{graduacao:​tcc:​documentos:​termo_de_aprovacao.doc|termo de aprovação}} com as assinaturas dos membros da banca e disponibilizá-lo à equipe para que o inclua no relatório. Solicitar que a equipe faça as correções necessárias e encaminhe o documento final, incluindo no processo SEI conforme as orientações da comissão. Documentos que não podem ser publicados por motivos de sigilo devem ser justificados.
  
 As bancas devem: As bancas devem:
-  * Para TCC I: Avaliar se o trabalho tem condições de ser continuado e finalizado em um semestre, utilizando como base o {{graduacao:​modelos_itens_de_avaliacao_tcc1.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC I}}. +  * Para TCC I: Avaliar se o trabalho tem condições de ser continuado e finalizado em um semestre, utilizando como base o {{graduacao:​tcc:​documentos:​sugestoes_avaliacao_tcc_1.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC I}}. 
-  * Para TCC II ou TCC DD: Avaliar o relatório e a apresentação,​ utilizando como base o {{graduacao:​modelos_itens_de_avaliacao_tcc2.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC II ou TCC DD}}.+  * Para TCC II ou TCC DD: Avaliar o relatório e a apresentação,​ utilizando como base o {{graduacao:​tcc:​documentos:​sugestoes_avaliacao_tcc_1.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC II ou TCC DD}}.
  
 Cabe à equipe de TCC II ou TCC DD realizar as correções solicitadas pela banca e enviar o documento final dentro do prazo estipulado ao orientador, seguindo o [[https://​bibliotecas.ufpr.br/​servicos/​normalizacao/#​manual|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e removendo os [[https://​bibliotecas.ufpr.br/​wp-content/​uploads/​2022/​02/​tutorial_apagar_metadados.pdf|metadados]]. Cabe à equipe de TCC II ou TCC DD realizar as correções solicitadas pela banca e enviar o documento final dentro do prazo estipulado ao orientador, seguindo o [[https://​bibliotecas.ufpr.br/​servicos/​normalizacao/#​manual|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e removendo os [[https://​bibliotecas.ufpr.br/​wp-content/​uploads/​2022/​02/​tutorial_apagar_metadados.pdf|metadados]].
Linha 36: Linha 36:
 ==== Terceira avaliação,​ apenas para TCC I ==== ==== Terceira avaliação,​ apenas para TCC I ====
  
-A terceira avaliação de TCC I consistirá na análise do relatório do trabalho e será atribuída apenas pelo professor orientador ao final do período letivo. ​Este relatório deverá ser elaborado conforme o {{graduacao:​anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|Anexo II}} da regulamentação.+A terceira avaliação de TCC I consistirá na análise do relatório do trabalho e será atribuída apenas pelo professor orientador ao final do período letivo. ​relatório deverá ser elaborado ​pela equipe ​conforme o {{graduacao:​anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|Anexo II}} da regulamentação. O orientador deverá preencher a {{graduacao:​tcc:​documentos:​formulario_avaliacao_3.pdf|ficha da terceira avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br).
  
  
Linha 46: Linha 46:
 ==== Publicação do TCC, para TCC II ou TCC DD ==== ==== Publicação do TCC, para TCC II ou TCC DD ====
  
 +[[https://​www.eletrica.ufpr.br/​p/​graduacao:​tcc2|{{ :​graduacao:​tcc:​documentos:​passo_a_passo-1.png?​900}}]]
  
 A divulgação dos TCCs será realizada no [[https://​acervodigital.ufpr.br/​handle/​1884/​30071|Repositório Institucional de Trabalhos de Graduação]]. As equipes cujos trabalhos forem aprovados devem realizar as correções solicitadas pela banca, inserir o termo de aprovação no documento e enviar a versão final ao orientador dentro do prazo estabelecido. A divulgação dos TCCs será realizada no [[https://​acervodigital.ufpr.br/​handle/​1884/​30071|Repositório Institucional de Trabalhos de Graduação]]. As equipes cujos trabalhos forem aprovados devem realizar as correções solicitadas pela banca, inserir o termo de aprovação no documento e enviar a versão final ao orientador dentro do prazo estabelecido.
graduacao/tcc2.1727732054.txt.gz · Última modificação: 2024/09/30 18:34 por luiss
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