Estágio obrigatório

No Estágio Obrigatório o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima, conforme o número de horas em Estágio Obrigatório, previsto pelas Resoluções pertinentes, sob orientação de um docente do Curso de Engenharia Elétrica, como requisito para aprovação e obtenção do diploma.

A carga horária em Estágio Obrigatório para o Curso de Engenharia Elétrica no novo currículo é de:

  • Curso Diurno: 360 horas
  • Curso Noturno: 360 horas

A carga horária em Estágio Obrigatório para o Curso de Engenharia Elétrica (currículo antigo) é de:

  • Curso Diurno: 585 horas
  • Curso Noturno: 420 horas

O Estágio Obrigatório, sendo previsto no currículo do curso, deve ser considerado pelo aluno como atividade a exigir matrícula prévia e respeito aos pré-requisitos estabelecidos nos currículos vigentes. Portanto, para a integralização da carga horária em Estágio Obrigatório, o aluno deverá se matricular nas seguintes disciplinas:

Curso Diurno e Noturno - novo currículo

  • TE349-Estágio, com carga horária de 360 horas.

Curso Diurno - currículo antigo:

  • TE104-Estágio Supervisionado Integral, com carga horária de 585 horas, caso o aluno opte por cumprir o Estágio Obrigatório em um único período;
  • TE150-Estágio Supervisionado Parcial I, com carga horária de 360 horas;
  • TE151-Estágio Supervisionado Parcial II, com carga horária de 225 horas.

Curso Noturno - currículo antigo:

  • TE291-Estágio Supervisionado I, com carga horária de 210 horas;
  • TE292-Estágio Supervisionado II, com carga horária de 210 horas.

Caso o aluno do Curso Noturno opte por realizar o Estágio Obrigatório em um único período, deverá se matricular simultaneamente das disciplinas TE291 e TE292.

Os pré-requisitos necessários para efetuar a matrícula nas disciplinas de Estágio Obrigatório, encontram-se estabelecidos na Regulamentação das atividades de estágio do curso de Engenharia Elétrica.


Lista dos pré-requisitos por disciplina de estágio obrigatório.

Matrícula, Orientação e Avaliação em Estágio Obrigatório

Link para a página contendo as informações de Matrícula, Orientação e Avaliação em Estágio Obrigatório.


Matrícula

Para solicitar matrícula nas disciplinas de estágio obrigatório, o aluno deverá preencher o formulário disponibilizado pela Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido.

- as solicitações serão encaminhadas para a comissão orientadora de estágio que fará uma análise preliminar do requerimento e histórico escolar do interessado e poderá:

  • indeferir a solicitação se houver impedimento por falta de requisitos para a matrícula;
  • deferir a solicitação se não houver impedimento.

- as solicitações deferidas serão encaminhadas à Coordenação do Curso para abertura de turma em nome do professor orientador e matrícula do interessado.

Professor orientador

De posse da lista de alunos matriculados nas disciplinas de estágio obrigatório, a comissão orientadora de estágio fará uma distribuição dos alunos entre os professores do Departamento de Engenharia Elétrica, para fins de orientação. A partir da publicação em edital da lista de orientadores e respectivos alunos, cada aluno deverá entrar em contato com o seu professor orientador, para comunicar se já está ou não fazendo estágio e receber instruções. Os alunos podem também procurar previamente um professor orientador, e indicá-lo no requerimento de matrícula.

Recomenda-se que os professores orientadores mantenham contatos periódicos com seus orientados, de modo a ficarem cientes das atividades que estão sendo executadas e prestar assistência aos alunos em caso de dúvidas.

==> Procedimentos para a assinatura de contratos de estágio
==> Entrega de relatórios, documentos ao término do estágio e termos de rescisão

Avaliação

O aluno matriculado em estágio supervisionado deverá verificar junto ao seu professor orientador a data limite para entrega do relatório e demais documentos necessários para a avaliação do estágio (normalmente no final do período de aulas). O aluno deverá entregar ao professor orientador o pedido de avaliação de estágio instruído com os seguintes documentos:

  1. Relatório de estágio (conforme roteiro)
  2. Cópia do contrato de estágio
  3. Declaração da empresa com o número total de horas de estágio realizadas.

Além disso, deverá encaminhar pelo formulário da COE o relatório no modelo da PROGRAD / COAFE ou o relatório final contendo o documento no formato da PROGRAD na capa, conforme o roteiro disponibilizado acima.

  • Toda a documentação deverá ser enviada por e-mail ao professor orientador, para garantir que este possa fazer sua avaliação.
  • O endereço de e-mail do professor orientador deverá ser enviado ao supervisor na empresa, para que este possa enviar diretamente sua avaliação ao prof. orientador.
  • Em seguida, toda a documentação deverá ser enviada em papel ao departamento de Engenharia Elétrica, para ser entregue ao professor orientador:
     (Nome do professor orientador)
     UFPR - DELT
     Caixa Postal 19011
     CEP 81531-980 
  • Observação: caso haja anuência por parte do professor orientador, não será necessário enviar a cópia impressa dos documentos, somente por e-mail.




Página inicial de estágio

graduacao/estagio/obrigatorio.txt · Última modificação: 2021/11/10 16:27 por julianaluisa
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0