Capítulo 5 - Transmissão de Dados - Página 22  

5.22 Sincronismo do Oscilador Local em QAM 

A demodulação do sinal QAM sofre do mesmo problema encontrando na demodulação do sinal BPSK que é o sincronismo do oscilador local. Para a obtenção do sincronismo em QAM, também existem dois tipos de circuitos que foram desenvolvidos a partir dos circuitos em malha quadrática e malha Costas usados em BPSK.
 
No primeiro circuito, o bloco não-linear quadrático do demodulador em malha quadrática é substituído por outro bloco não-linear que eleva o sinal à quarta potência, eliminando a informação binária contida no sinal QAM. Um filtro passa-faixa centrado em quatro vezes a frequência da onda portadora gera um sinal cossenoidal que por sua vez é aplicado a um circuito PLL. Um divisor de frequências por quatro é utilizado no estágio final para obter a frequência desejada.

O segundo circuito é baseado no demodulador em malha Costas. Como o demodulador QAM já é um demodulador em quadratura, basta tomar as saídas em fase e em quadratura e aplicar cada uma destas a um circuito SH seguido de um conversor ADC de 2 bits (quatro níveis de quantização). O cruzamento dos resultados indica qual o procedimento a ser tomado de acordo com o gráfico abaixo.
 

 
No gráfico, K é a amplitude do pulso controlada pelo ganho do LNA do demodulador e q e j são os excessos de fase dos osciladores locais de onda portadora (F) e de temporização (1/TB), respectivamente.
Os pontos indicam a posição ideal dos pontos no diagrama de constelação QAM (q=0). Se 0 estes pontos são rotacionados sobre a circunferência com centro na origem do gráfico, indicando que o excesso de fase q do oscilador local deve ser aumentado ou diminuído. Se a amplitude do sinal aumentar, o raio da circunferência aumenta e haverá indicação de que o ganho do LNA deve ser diminuído. Se o raio da circunferência diminuir, podem ser necessárias duas providências, aumentar o excesso de fase do oscilador de temporização como indica o gráfico ou aumentar o ganho do LNA. No início do processo de sicronização o primeiro procedimente é executado, sendo que o segundo procedimento passa a ser realizado numa segunda etapa com o propósito de se obter um ajuste fino.
 
Um problema que ainda deve ser resolvido refere-se à rotação exata de +p/2 rad ou +p rad. O sincronismo pode ocorrer em quatro situações diferentes, mas apenas uma delas é a correta. Esta ambiguidade pode ser dirimida através do reconhecimento da palavra de sincronismo, a qual será identificada apenas na situação correta.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi