Capítulo 5 - Transmissão de Dados - Página 09  

5.9 Taxa de Erro de Bit na Demodulação OOK 

De acordo com o diagrama em blocos do demodulador OOK, percebe-se um bit 0 ou 1 quando o sinal OOK apresenta um valor menor ou maior que seu nível médio, respectivamente. A presença do ruído adicionado ao sinal OOK pode inverter a situação acima de forma a produzir a recepção errônea do bit.
 
Considerando-se que os bits 0 e 1 são equiprováveis, o nível médio do sinal OOK vale metade da amplitude do pulso, ou seja, K / 2. Tendo este fator em mente, a probabilidade de erro pode ser calculada a partir das densidades de probabilidade do sinal OOK ruidoso dadas por (5-8).
 
     (5-9)
 
Na equação acima, a primeira integral corresponde à probabilidade de um bit 0 ser interpretado como um bit 1, e a segunda integral, a situação inversa. O resultado corresponde à área escura no gráfico da seção anterior.
 
As integrais em (5-9) não possuem solução analítica, mas podem ser expressas em termos da função erro, de acordo com
 
     (5-10)
 
A fim de permitir a comparação entre diversos formatos de modulação digital, torna-se conveniente expressar a taxa de erro de bit em função dos mesmos valores de potência de sinal P, de temperatura ambiente t e de taxa de transmissão de bits 1 / TB, logo a expressão de BER para a modulação OOK pode ser reescrita como
 
     (5-11)
 
onde k é a constante de Boltzmann e a é o fator de deslizamento do pulso retangular-cossenoidal.
 
Pela expressão acima percebe-se que o aumento da taxa de erro é provocado pelo aumento da temperatura, aumento da taxa de transmissão ou diminuição da potência do sinal. Este valor teórico é exato para os casos em que não há distorção dos pulsos e quando o sincronismo é perfeito, ou seja, quando o sinal é amostrado no instante de maior abertura do padrão olho. A presença de distorções ou a falta de sincronismo no oscilador local do receptor resultam num valor maior que o obtido através de (5-11).
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi