Capítulo 4 - Modulação por Pulsos - Página 07  

4.8 Modulador e Demodulador PPM 

A modulação da posição de pulsos (PPM - pulse position modulation) consiste em posicionar um pulso retangular de amplitude e duração fixas dentro do intervalo de amostragem, de forma que a posição relativa seja proporcional ao sinal analógico. A vantagem desta modulação sobre as anteriores reside no fato de que o formato de pulso é sempre o mesmo, facilitando a regeneração do sinal.
 
O sinal PPM é gerado a partir do PWM, bastanto utilizar um circuito monoestável gatilhado na transição de descida dos pulsos do sinal PWM. A duração dos pulsos será determinada pela constante R.C.
Nota-se no gráfico acima que deveria haver um pulso inicinando em t=0. O pulso não foi gerado porque a duração do pulso do sinal PWM ocupou todo o intervalo de amostragem. Isto não causa problemas na demodulação do sinal PWM, mas a falta de um pulso compromete a demodulação PPM.
 
Na demodulação do sinal PPM é realizado o processo inverso. O sinal PPM é convertido em PWM que por sua vez é transmitido através de um filtro passa-baixas para recuperar o sinal analógico. O circuito que converte PPM em PWM é formado por dois divisores digitais de frequência cujas saídas são conectadas às entradas de uma porta lógica ou-exclusivo.
 
 
A maior dificuldade na demodulação PPM encontra-se na necessidade de sincronismo do oscilador local do demodulador com o oscilador do modulador.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi