Capítulo 3 - Modulação em Frequência - Página 09  

3.13 Distorção 

Distorção Linear
 
A distorção linear presente no módulo das funções de transferência dos circuitos que compõe tanto o modulador como o demodulador FM não é significativa, visto que o sinal FM não contém informação em sua amplitude, entretanto, a distorção linear presente na fase das funções de transferência pode alterar o sinal demodulado. A análise matemática deste tipo de distorção é muito complicada para que se tenham resultados de simples aplicação prática. Desta forma, resta como alternativa a análise qualitativa, ou seja, quanto menor a distorção linear na fase da função de transferência, menos distorcido será o sinal demodulado.
 
Distorção Não-Linear
 
A modulaçã FM é imune à distorção não-linear, uma vez que são utilizados limitadores e detetores de fase para a demodulação. Esta característica permite o máximo aproveitamento do amplificador de potência do modulador, o qual não é necessariamente um ampliticador linear. A única precaução que deve ser tomada com relação à distorção não-linear é a superposição do sinal FM harmônico gerado no ceifamento do sinal FM original, fato que só ocorre quando b > (F / B -1) / 2.
 
Efeito de Limiar
 
Quando a potência do sinal recebido pelo demodulador FM é demasiadamente baixa, o limitador ou o detetor de fase não consegue mais manter constante a amplitude do sinal recebido. Como o sinal demodulado é função da amplitude do sinal FM recebido, será gerada uma distorção a ponto de anular completamente a inteligibilidade do sinal demodulado.
 

3.14 Ruído na Demodulação 

Assim como nos demoduladores AM, os demoduladores FM recebem o sinal a ser demodulado adicionado do ruído o qual é filtrado e amplificado pelo LNA. Para que seja possível entender como o ruído adicionado pode interferir na fase do sinal FM, deve ser feita a decomposição em quadratura do ruído na saída do LNA.
 
     (3-9)
 
onde ni(t) e nq(t) são as componentes em fase e em quadratura de fase, as quais são sinais aleatórios independentes entre si e com média nula, sendo que o sinal n(t) apresenta densidade espectral com característica passa-faixa e as componentes ni(t) e nq(t) apresentam a mesma densidade espectral com característica passa-baixas.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi