Capítulo 2 - Modulação em Amplitude - Página 28 

2.32 Divisor e Combinador Sinais 

Quando um sinal deve ser aplicado simultaneamente a dois circuitos é necessário que se utilize um circuito divisor de sinais (SPT - splitter) a fim de manter o casamento de impedâncias entre os circuitos. Existem vários tipos de divisores de sinais, dentre os quais destacam-se o divisor resistivo e o divisor com transformador.
Nos circuitos acima R1 = R2 = R3 = R, sendo que O divisor resistivo apresenta ampla largura de faixa de frequências para utilização, mas possui perdas elevadas devido aos elementos resistivos internos, enquanto que o oposto ocorre para o divisor com transformador.
 
Para a combinação de sinais, os circuitos acima não garantem o casamento de impedâncias nem a isolação entre as portas dos sinais a serem combinados. A híbrida (hybrid) é um circuito mais apropriado nestas condições, embora metade da potência do sinal a ser combinado seja dissipada.
No circuito acima R1 = R2 = R3 = R representam as portas de 1 a 3 e R4 = R / 2 representa uma quarta porta que não é utilizada para aplicação de sinal. Quando um sinal incide na porta 1, este é transmitido equitativamente entre as portas 2 e 3 e não há reflexão na porta 1, uma vez que a relação entre o número de espiras do transformador garante o casamento de impedâncias. Observa-se que, nesta situação, não há sinal transmitido à porta 4. Quando um sinal incide na porta 2, este é transmitido equitativamente entre as portas 1 e 4, sendo que não há reflexão na porta 2. Como as tensões produzidas no enrolamento inferior do transformador e em R4 apresentam polaridades opostas, não há transmissão para a porta 3, preservando o isolmento.  O módulo do coeficiente de transmissão na híbrida ideal vale KSPT = 0,707 = - 3 dB.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi