Notícias

Apresentação de projetos do Departamento para o Governador do Estado do Paraná

Ontem, durante a 1ª Feira de Tecnologia para Saúde (Health Tech) organizada pela Superintendência de Inovação e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, no Palácio Iguaçu, tivemos a oportunidade de apresentar os resultados do Projeto Ciência para Todos ao Governador Ratinho Junior, ao Secretário de Saúde Beto Preto, ao Superintendente de Inovação Henrique Domakoski e ao Diretor da Secretaria de Pessoas com Deficiência Felipe Braga Côrtes

Para este evento foram selecionadas 12 startups de alunos de graduação e pós-graduação da UFPR. Além do Governador e Secretários de Estado, os projetos foram apresentadas aos Prefeitos e Secretários de Saúde de todo o Estado do Paraná e empresários de todo o Brasil. Destacamos as Startups Fala Professor e Haven Aid composta exclusivamente por por alunos do curso de Engenharia Elétrica (DELT) da UFPR.

Além do Coordenador do Ciência para Todos, Prof. André B. Mariano, estiveram presentes no evento 10 alunos de graduação dos cursos de Eng. Biotecnologia e Bioprocessos, Eng. Elétrica (Paulo Francisco Martins dos Passos, Ishmael Thomas Padilha, Maria Camila Selbach, Yosef Ricardo Chmulek), Eng. Química, Eng. Mecânica, Medicina e Direito, todos membros do projeto de Extensão Ciência para Todos, bem como os Professores Dr. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas) e Dra. Michele Rigon Spier (Departamento de Eng. Química). O projeto Ciência para Todos é interdisciplinar, com participação de acadêmicos e Professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Saiba mais sobre o projeto e nossa metodologia Startup Experience que já capacitou mais de 150 alunos da UFPR desde 2016 (www.bit.ly/cienciaufpr).

#startupexperience #cienciaufpr #ufpr #inovação #pesquisa #ensino #extensão #tecnologia #delt

 

Curitiba será sede de evento sobre eficiência energética

Entre os dias 11 e 12 de dezembro será realizado o 1° Encontro Paranaense de Eficiência Energética (1°EPEE). O evento é voltado à divulgação de tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética no Paraná, apresentando ações práticas voltadas à eficiência energética e à conservação de energia. O encontro também é uma oportunidade para facilitar o contato entre empresas de engenharia elétrica e potenciais clientes e parceiros.

Inscrições e programação completa no site: http://eletrica.ufpr.br/eficiencia/home

→ leia mais...

 

UFPR Recebe o Selo SESI ODS 2019

O trabalho de conclusão de curso (TCC) do DELT, foi um dos trabalhos escolhidos para apresentação na Mostra Dialogada durante a programação do Congresso Sesi ODS 2019, que foi realizado no dia 05 de setembro 2019: http://portalods.com.br/eventos/congresso-sesi-ods-2019/.

O trabalho apresentado foi o “Projeto e Instalação de um Sistema Fotovoltaico Residencial Conectado à Rede de Distribuição” dos alunos Cleberton Pereira de Sousa e Tiago Aparecido Silveira Franco, orientados pelo Prof. Dr. Sebastião Ribeiro Junior.



Com a procura por sistemas alternativos de geração de energia elétrica vem crescendo à medida que o preço da energia gerada pelas concessionárias aumenta a cada ano. Os consumidores residenciais vêm buscando formas de baratear o custo da energia consumida através de fontes que, além serem renováveis, se mostram cada vez mais viáveis. Dado este cenário, projetou-se um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de distribuição instalada em Loanda/PR. Além da instalação, foi realizada a análise de desempenho e de viabilidade econômica, a fim de verificar sua efetividade. Em seis meses, tempo de duração do Projeto, foi constatado que o sistema projetado e instalado atendeu às expectativas e apresentou desempenho melhor do que o esperado inicialmente, trazendo a economia calculada.


O trabalho foi apresentado no ODS7 “Energia Limpa e Acessível”, o qual compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Mediante a apresentação dos trabalhos, a Universidade Federal do Paraná – UFPR recebeu o premio de Boas Práticas - Instituição de Ensino (http://portalods.com.br/boas-praticas-e-relatorio-premio-sesi-ods/) e o Selo ODS 2019, a qual poderá utiliza-lo no período de 1 ano.

 

Alunos do Projeto Ciência para Todos ficam em 1º e 2º em evento de inovação

Na semana passada, alunos do projeto Ciência para Todos participaram do Innovation Day organizado pela Votorantim. O evento começou com palestra do Prof. Fernando Jucá (Pós-Graduação da FGV) sobre os conceitos da Inovação. A platéia interagiu durante a palestra e foram apresentados diferentes pontos de vista sobre o tema pela platéia. Na sequência, os alunos do projeto integraram diferentes times imbuídos de participar de um desafio para encontrar soluções inovadoras para problemas relacionados ao onboarding, gestão de imobilizados e previsão de risco.

O desafio tomou o dia todo e envolveu aplicação de metodologia de Ideação Ágil e Design Thinking. Como resultado tivemos nossos alunos classificados em 1º e 2º lugar com o desenvolvimento de soluções para Gestão de Imobilizados e Onboarding. O evento foi importante para a troca de experiências entre a universidade e o setor produtivo. Para os alunos, essa atividade garantiu a criação de networking com as equipes coordenadoras de importantes setores dentro da empresa.

O 1º lugar ficou para a equipe de Gestão de Imobilizados do aluno Leo Goldenberg (Engenharia Elétrica) e o 2º lugar para a equipe de Onboarding da aluna Valéria Cristina Antezana (Eng. Ambiental). Os dois alunos fazem parte do Ciência para Todos que desenvolve: a) a metodologia Startup Experience para capacitação profissional de alunos de graduação e pós-graduação, b) Divulgação Científica e c) Visitas de Escolas Públicas. Desde a fundação em 2016, mais de 153 alunos da UFPR já participaram do projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica.

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0