Notícias

Curitiba será sede de evento sobre eficiência energética

Entre os dias 11 e 12 de dezembro será realizado o 1° Encontro Paranaense de Eficiência Energética (1°EPEE). O evento é voltado à divulgação de tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética no Paraná, apresentando ações práticas voltadas à eficiência energética e à conservação de energia. O encontro também é uma oportunidade para facilitar o contato entre empresas de engenharia elétrica e potenciais clientes e parceiros.

Inscrições e programação completa no site: http://eletrica.ufpr.br/eficiencia/home

→ leia mais...

 

UFPR Recebe o Selo SESI ODS 2019

O trabalho de conclusão de curso (TCC) do DELT, foi um dos trabalhos escolhidos para apresentação na Mostra Dialogada durante a programação do Congresso Sesi ODS 2019, que foi realizado no dia 05 de setembro 2019: http://portalods.com.br/eventos/congresso-sesi-ods-2019/.

O trabalho apresentado foi o “Projeto e Instalação de um Sistema Fotovoltaico Residencial Conectado à Rede de Distribuição” dos alunos Cleberton Pereira de Sousa e Tiago Aparecido Silveira Franco, orientados pelo Prof. Dr. Sebastião Ribeiro Junior.



Com a procura por sistemas alternativos de geração de energia elétrica vem crescendo à medida que o preço da energia gerada pelas concessionárias aumenta a cada ano. Os consumidores residenciais vêm buscando formas de baratear o custo da energia consumida através de fontes que, além serem renováveis, se mostram cada vez mais viáveis. Dado este cenário, projetou-se um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de distribuição instalada em Loanda/PR. Além da instalação, foi realizada a análise de desempenho e de viabilidade econômica, a fim de verificar sua efetividade. Em seis meses, tempo de duração do Projeto, foi constatado que o sistema projetado e instalado atendeu às expectativas e apresentou desempenho melhor do que o esperado inicialmente, trazendo a economia calculada.


O trabalho foi apresentado no ODS7 “Energia Limpa e Acessível”, o qual compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Mediante a apresentação dos trabalhos, a Universidade Federal do Paraná – UFPR recebeu o premio de Boas Práticas - Instituição de Ensino (http://portalods.com.br/boas-praticas-e-relatorio-premio-sesi-ods/) e o Selo ODS 2019, a qual poderá utiliza-lo no período de 1 ano.

 

Alunos do Projeto Ciência para Todos ficam em 1º e 2º em evento de inovação

Na semana passada, alunos do projeto Ciência para Todos participaram do Innovation Day organizado pela Votorantim. O evento começou com palestra do Prof. Fernando Jucá (Pós-Graduação da FGV) sobre os conceitos da Inovação. A platéia interagiu durante a palestra e foram apresentados diferentes pontos de vista sobre o tema pela platéia. Na sequência, os alunos do projeto integraram diferentes times imbuídos de participar de um desafio para encontrar soluções inovadoras para problemas relacionados ao onboarding, gestão de imobilizados e previsão de risco.

O desafio tomou o dia todo e envolveu aplicação de metodologia de Ideação Ágil e Design Thinking. Como resultado tivemos nossos alunos classificados em 1º e 2º lugar com o desenvolvimento de soluções para Gestão de Imobilizados e Onboarding. O evento foi importante para a troca de experiências entre a universidade e o setor produtivo. Para os alunos, essa atividade garantiu a criação de networking com as equipes coordenadoras de importantes setores dentro da empresa.

O 1º lugar ficou para a equipe de Gestão de Imobilizados do aluno Leo Goldenberg (Engenharia Elétrica) e o 2º lugar para a equipe de Onboarding da aluna Valéria Cristina Antezana (Eng. Ambiental). Os dois alunos fazem parte do Ciência para Todos que desenvolve: a) a metodologia Startup Experience para capacitação profissional de alunos de graduação e pós-graduação, b) Divulgação Científica e c) Visitas de Escolas Públicas. Desde a fundação em 2016, mais de 153 alunos da UFPR já participaram do projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica.

 

Destaque dos alunos de Engenharia Elétrica no Portal da UFPR

Alunos do curso Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram uma solução inovadora e de custo acessível para deficientes auditivos acompanharem as aulas. O grupo criou a startup Fala Professor! como resultado do trabalho do semestre da disciplina Gestão de Projetos.

A equipe identificou nas novas tecnologias de reconhecimento de fala e na conectividade dos dispositivos eletrônicos uma oportunidade de tornar a sala de aula mais inclusiva para pessoas com deficiências audiovisuais. O aplicativo para Android foi idealizado para registrar áudios e fazer a transcrição das falas dos professores em tempo real durante as aulas, para que os estudantes possam ler o que é dito.

“O projeto aplicou a metodologia Startup Experience desenvolvida no Ciência para Todos. O resultado foi a ideação e prototipagem em menos de quatro meses. Neste semestre, outros cinco times também criaram suas startups e produziram protótipos, demonstrando a viabilidade do negócio”, informa André Bellin Mariano, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, coordenador do Ciência para Todos e gestor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS).

O Ciência para Todos é um projeto de extensão do Npdeas criado em 2016 para divulgação da ciência, com foco em professores e alunos de nível fundamental, médio e profissionalizante. Os alunos de graduação participam do Startup Experience, ambiente de coworking com desenvolvimento de tecnologias IoT – o termo, que significa Internet das Coisas, descreve um cenário em que objetos do dia a dia estão conectados à internet e se comunicam mutuamente – e energias renováveis.

A equipe apresentou os resultados do trabalho no “I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas”, realizado nos dias 18 e 19 de novembro na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Fundação Araucária. “Estamos avançando no protótipo que, em breve, vai ser testado em situação real de sala de aula”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica da UFPR, Paulo Rodrigues Naves Neto.

Conheça a página do Ciência para Todos no Facebook (www.fb.com/ciendiaufpr).

Matéria originalmente publicada no site da UFPR.BR em Ensino e Educação.

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0