domingo, 25 de outubro de 2009
Vídeos mostram a alta precisão do movimento dos robôs
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Tarefa de "Comunicação e Expressão": Apresentação de um Produto (ou Serviço)
Mais uma tarefa da disciplina TE219 - Comunicação e Expressão para Engenheiros: fazer a presentação oral de um produto de Engenharia (ou um serviço), com o auxílio de um programa de apresentação tipo Power Point.
As instruções completas encontram-se aqui.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Relatório de uma palestra técnica
![](http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/feira2-09.materia.jpg)
Mais uma tarefa da disciplina TE219 - Comunicação e Expressão para Engenheiros: fazer o relatório de uma Palestra Técnica.
Os alunos deverão participar de uma Palestra Técnica na área de Engenharia Elétrica e elaborar um relatório conforme o modelo apresentado na sala de aula. Clique aqui para fazer o download do modelo.
Uma sugestão é participar da SEATEL/UFPR - Semana de Atualização em Engenharia Elétrica, que estará acontecendo de 19 a 23 de outubro de 2009, no Centro Politécnico da UFPR.
Veja aqui a aula "Como Elaborar um Relatório da Palestra Técnica"
![](http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/gif/pdf_icon.gif)
Como fazer uma entrevista
![Entrevista](http://www.bittenandbound.com/wp-content/uploads/2008/11/barack-and-michelle-obama-sit-for-60-minutes-interview.jpg)
A nova tarefa da disciplina TE219 - Comunicação e Expressão para Engenheiros é fazer uma entrevista com uma pessoa atuante na área de Engenharia (pode ser em Engenharia Elétrica ou em outra especialidade). A sugestão é fazer a entrevista com uma pessoa que o aluno tenha relaciomento direto, por exemplo, o Supervisor de Estágio ou o Chefe na Empresa onde o aluno trabalha, ou mesmo um parente ou amigo que seja Engenheiro. Serve também entrevistar um Professor do Curso de Engenharia Elétrica.
Na preparação da entrevista, o aluno deverá elaborar perguntas sobre:
• onde a pessoa trabalha e área de atuação da empresa.
• como a empresa está enfrentando os desafios atuais.
• desafios para a formação dos futuros engenheiros.
• perspectivas futuras da Engenharia, no Brasil e no Mundo.
O texto resultante da entrevista deve ser na forma de entrevista pingue-pongue. Clique aqui para ver um exemplo de texto que, no meio jornalístico, é chamado de entrevista pingue-pongue
![](http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/gif/pdf_icon.gif)
O material da aula encontra-se também disponível para download aqui.
![](http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/gif/pdf_icon.gif)
Assinar Postagens [Atom]