quinta-feira, 30 de julho de 2009

Material da disciplina "Comunicação e Expressão para Engenheiros"

Está disponível o material das primeiras aulas da disciplina TE219 - Comunicação e Expressão para Engenheiros, do Curso Noturno de Engenharia Elétrica:

- Aula 1: Apresentação da disciplina

- Aula 2: Conceitos básicos sobre Comunicação

- Aula 3: Redação de email empresarial

A Tarefa 1 também está disponível e deve ser entregue nas aulas da próxima semana.

UFPR alerta sobre Gripe A (H1N1)

A Pró-Reitoria de Graduação da UFPR (PROGRAD) está alertando aos alunos e professores sobre cuidados a serem tomados para evitar a propagação da Gripe A (H1N1). Veja aqui o arquivo enviado aos professores, que foi divulgado nas aulas.

A PROGRAD está também solicitando que os alunos que apresentem sintomas de gripe - febre alta (38°C), tosse, Dor de Garganta, Mal Estar Geral, Cansaço, Dor Muscular, Dor Articular - NÃO DEVEM COMPARECER À AULAS NA UFPR DURANTE 7 DIAS. O aluno com sintomas de gripe (mesmo que seja a gripe comum) deve comparecer COM URGÊNCIA ao médico ou posto de saúde ou no Hospital de Clínicas da UFPR, para ser examinado, receber orientação e medicação e obter um Atestado Médico. Pessoas sem outros problemas de saúde e que recebem a medicação adequada não sofrem risco de morte e recuperam-se da gripe H1N1 (ou da gripe comum) em poucos dias. O importante é permanecer em repouso e evitar tornar-se transmissor da gripe para familiares, amigos e colegas.

Após 7 dias os sintomas da gripe devem ter cedido totalmente e o aluno poderá comparecer normalmente às aulas. O aluno deverá então apresentar o atestado médico aos professores, que providenciarão a reposição de exercícios, tarefas e provas porventura perdidos, sem qualquer tipo de questionamento ou impedimentos.

Ou seja, a PROGRAD deixa claro aos professores e alunos que ninguém poderá ser prejudicado por ausência às aulas devido a sintomas de gripe. A exigência de atestado médico é uma forma de obrigar ao aluno com sintomas de gripe a comparecer a um médico ou posto de saúde. A PROGRAD está portanto orientando aos professores que os alunos não se sintam obrigados a comparecer as aulas tendo sintomas de gripe, por receio de perder provas ou avaliações.

Professores e Servidores Técnico-Administrativos da UFPR que apresentarem sintomas de gripe também devem afastar-se das suas atividades durante 7 dias, no mínimo. No retorno, devem apresentar Atestado Médico para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), de modo a não sofrerem desconto no salário devido a ausência ao trabalho.

sábado, 25 de julho de 2009

Experiências com o controle remoto do Wii


O video-game Wii da Nintendo tem sido um sucesso de vendas no mundo inteiro. Um acessório do equipamento é o controle remoto Bluetooth (Wii Remote Controller), que normalmente é usado como se fosse um joystick sem fios e é sensível aos movimentos feitos pelo usuário.
Uma análise técnica do que existe dentro do controle do Wii mostra componentes eletrônicos muito interessantes e sofisticados. O que à primeira vista parece ser um simples sensor IR na verdade é uma câmera infravermelho com resolução de 1024 x 768 pixels, capaz de acompanhar até 4 objetos com uma taxa de atualização de 100Hz. Isto significa uma câmera com características muito superiores a qualquer webcam disponível atualmente para computadores, com a característica que é uma câmaera que "enxerga" na faixa de radiação infravermelha, ou seja, calor. O outro componente, que faz com que o controle do Wii seja sensível aos movimentos feitos pelos usuários, é um acelerômetro eletrônico que responde a acelerações de até 3G, com resolução de 8 bits e sensibilidade nos três eixos. O acelerômetro também funciona com uma taxa de atualização de 100Hz.

As extraordinárias características técnicas do controle remoto do Wii chamaram a atenção de Johnny Chung Lee, aluno de Doutorado no Human-Computer Interaction Institute da Carnegie Mellon University (EUA). Alguns projetos interessantes foram então desenvolvidos por ele, que podem ser vistos nos vídeos abaixo, retirados do site de Johnny Lee na Carnegie Mellon.

1) Neste projeto Johnny Lee conectou o controle remoto do Wii a uma computador comum via Bluettoth e a câmera infravermelho foi usada para acompanhar os movimentos dos dedos. Um software simples permite demonstrar o potencial de uso da câmera infravermelho para manipular objetos na tela.


2) Em uma outra experiência, Johnny Lee demonstra o uso da câmera infravermelho do Wii para implementar uma tela sensível ao toque. O elemento de interação é uma "caneta infravermelha", na verdade feita com um simples LED infravermelho grudado na ponta do tubo plástico de uma caneta descartável.


3) Na experiência que eu considerei a mais impressionante, Johnny Lee usa a câmera infravermelho do Wii como sensor de movimentos da cabeça, possibilitando efeitos de imagens tridimensionais em um monitor LCD comum.

Johnny Chung Lee - Carnegie Mellon University

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O circuito integrado


Um vídeo (em inglês) mostrando o que é um circuito integrado (ou microchip).

sábado, 4 de julho de 2009

Ministério da Educação propõe reduzir para 22 as denominações dos cursos de engenharia

O diretor da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), Paulo Wollinger, informa que o MEC planeja reduzir o número de denominações de cursos de engenharia, de 234 para apenas 22.

A Engenharia será a primeira área de conhecimento avaliada pelo Programa de Referenciais Curriculares Nacionais, um programa que determinará as linhas gerais de cada curso superior oferecido no Brasil, ajustando suas denominações. Segundo Wollinger, a medida servirá para melhorar a avaliação dos cursos.

Para concretizar a medida, a SESU lançará uma página na internet com referenciais curriculares mínimos de cada curso proposto. A página ficará no ar durante um mês para consulta pública, onde todo brasileiro poderá agregar contribuições e sugerir modificações nas linhas gerais de cada curso.

Pela proposta do MEC, os 22 cursos seriam: agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia aeronáutica, engenharia agrícola, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de agrimensura, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de materiais, engenharia de minas, engenharia de pesca, engenharia de produção, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia naval e engenharia química.

Atualmente existem 1.535 cursos da área de engenharia cadastrados no MEC. Desses, 1464 estão em atividade, 24 em atividade parcial, 22 paralisados e 25 em processo de extinção.

O representante do MEC também informou que o ministério atentará para as mudanças tecnológicas, que poderão criar novos cursos, mas essa situação será sempre avaliada com o cruzamento de dados dos referenciais curriculares nacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Confea

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]