quinta-feira, 30 de julho de 2009

UFPR alerta sobre Gripe A (H1N1)

A Pró-Reitoria de Graduação da UFPR (PROGRAD) está alertando aos alunos e professores sobre cuidados a serem tomados para evitar a propagação da Gripe A (H1N1). Veja aqui o arquivo enviado aos professores, que foi divulgado nas aulas.

A PROGRAD está também solicitando que os alunos que apresentem sintomas de gripe - febre alta (38°C), tosse, Dor de Garganta, Mal Estar Geral, Cansaço, Dor Muscular, Dor Articular - NÃO DEVEM COMPARECER À AULAS NA UFPR DURANTE 7 DIAS. O aluno com sintomas de gripe (mesmo que seja a gripe comum) deve comparecer COM URGÊNCIA ao médico ou posto de saúde ou no Hospital de Clínicas da UFPR, para ser examinado, receber orientação e medicação e obter um Atestado Médico. Pessoas sem outros problemas de saúde e que recebem a medicação adequada não sofrem risco de morte e recuperam-se da gripe H1N1 (ou da gripe comum) em poucos dias. O importante é permanecer em repouso e evitar tornar-se transmissor da gripe para familiares, amigos e colegas.

Após 7 dias os sintomas da gripe devem ter cedido totalmente e o aluno poderá comparecer normalmente às aulas. O aluno deverá então apresentar o atestado médico aos professores, que providenciarão a reposição de exercícios, tarefas e provas porventura perdidos, sem qualquer tipo de questionamento ou impedimentos.

Ou seja, a PROGRAD deixa claro aos professores e alunos que ninguém poderá ser prejudicado por ausência às aulas devido a sintomas de gripe. A exigência de atestado médico é uma forma de obrigar ao aluno com sintomas de gripe a comparecer a um médico ou posto de saúde. A PROGRAD está portanto orientando aos professores que os alunos não se sintam obrigados a comparecer as aulas tendo sintomas de gripe, por receio de perder provas ou avaliações.

Professores e Servidores Técnico-Administrativos da UFPR que apresentarem sintomas de gripe também devem afastar-se das suas atividades durante 7 dias, no mínimo. No retorno, devem apresentar Atestado Médico para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), de modo a não sofrerem desconto no salário devido a ausência ao trabalho.