sábado, 25 de julho de 2009

Experiências com o controle remoto do Wii

O video-game Wii da Nintendo tem sido um sucesso de vendas no mundo inteiro. Um acessório do equipamento é o controle remoto Bluetooth (Wii Remote Controller), que normalmente é usado como se fosse um joystick sem fios e é sensível aos movimentos feitos pelo usuário.
Uma análise técnica do que existe dentro do controle do Wii mostra componentes eletrônicos muito interessantes e sofisticados. O que à primeira vista parece ser um simples sensor IR na verdade é uma câmera infravermelho com resolução de 1024 x 768 pixels, capaz de acompanhar até 4 objetos com uma taxa de atualização de 100Hz. Isto significa uma câmera com características muito superiores a qualquer webcam disponível atualmente para computadores, com a característica que é uma câmaera que "enxerga" na faixa de radiação infravermelha, ou seja, calor. O outro componente, que faz com que o controle do Wii seja sensível aos movimentos feitos pelos usuários, é um acelerômetro eletrônico que responde a acelerações de até 3G, com resolução de 8 bits e sensibilidade nos três eixos. O acelerômetro também funciona com uma taxa de atualização de 100Hz.

As extraordinárias características técnicas do controle remoto do Wii chamaram a atenção de Johnny Chung Lee, aluno de Doutorado no Human-Computer Interaction Institute da Carnegie Mellon University (EUA). Alguns projetos interessantes foram então desenvolvidos por ele, que podem ser vistos nos vídeos abaixo, retirados do site de Johnny Lee na Carnegie Mellon.

1) Neste projeto Johnny Lee conectou o controle remoto do Wii a uma computador comum via Bluettoth e a câmera infravermelho foi usada para acompanhar os movimentos dos dedos. Um software simples permite demonstrar o potencial de uso da câmera infravermelho para manipular objetos na tela.

2) Em uma outra experiência, Johnny Lee demonstra o uso da câmera infravermelho do Wii para implementar uma tela sensível ao toque. O elemento de interação é uma "caneta infravermelha", na verdade feita com um simples LED infravermelho grudado na ponta do tubo plástico de uma caneta descartável.

3) Na experiência que eu considerei a mais impressionante, Johnny Lee usa a câmera infravermelho do Wii como sensor de movimentos da cabeça, possibilitando efeitos de imagens tridimensionais em um monitor LCD comum.

Johnny Chung Lee - Carnegie Mellon University

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]