segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que Bill Gates está fazendo agora?

No ano passado a imprensa noticiou que Bill Gates, fundador e presidente da empresa Microsoft, estava "se aposentando" da direção da famosa produtora do Windows, sistema operacional presente em quase todos os computadores do Planeta Terra.

E o que iria fazer o agora aposentado Bill Gates? Muitos imaginaram que passaria a simplesmente curtir a fortuna que acumulou desde os tempos de adolecente-prodígio, quando fundou a Microsoft em uma garagem da Califórnia. Mas Bill Gates misteriosamente anunciou que iria se dedicar a consertar algumas coisa que ele achava errado no mundo.

Nesta palestra proferida nos EUA em fevereiro de 2009, Bill Gates mostra algumas das idéias com que tem trabalhado ultimamente. Com a descontração que lhe é característica, Bill Gates fala de dois projetos, aparentemente desconexos: O primeiro deles é uma proposta na área de saúde pública, destinada a acabar com a malária no mundo. Apesar da malária estar erradicada há muitos anos da Europa e dos EUA, é uma doença que ceifa milhares de vítimas todos os anos nos países pobres. Supreendentemente, Bill Gates revela que os laboratórios farmaceuticos investem mais dinheiro na busca de um remédio para a calvice do que nas pesquisas de medicamentos contra a malária. A partir dai, Bill Gates apresenta uma série de idéias simples que poderão, em poucos anos, erradicar a malária.

O segundo ponto de atenção apontado por Bill Gates é o desafio de se ter melhores professores nas escolas. Segundo ele, está comprovado que bons professores implicam em alunos melhor preparados. Mas, ao mesmo tempo, verifica-se que nas escolas onde estão os alunos mais pobres, concentram-se os professores com menor preparo, levando então a um processo realimentado que conduz à baixa qualificação dos estudantes pobres. Desta forma, ser pobre é sinônimo muitas vezes de ter acesso a um ensino de baixa qualidade, mesmo nos países mais ricos. Nos EUA, por exemplo, Bill Gates afirma que um jovem oriundo de uma família de baixa renda tem mais chances de ir para a prisão do que chegar a uma universidade!

A palestra de Bill Gates faz parte de uma conferência anual realizada nos EUA chamada TED (Technology, Entertainment, Design). Este programa teve início em 1984 e tem como objetivo convidar celebridades para darem palestras sobre suas vidas, cada qual com somente 18 minutos de duração. Atualmente estão sendo disponibilizadas em vídeo na Internet gratuitamente todas as conferências produzidas anualmente. Acesse http://www.ted.com/ para assistir as palestras (em inglês).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]