sábado, 14 de fevereiro de 2009

Curso noturno de Engenharia Elétrica começa em março de 2009

O novo Curso Noturno de Engenharia Elétrica inicia suas atividades no dia 2 de março de 2009 (segunda-feira). Nesta data haverá, a partir das 19:00 horas, a Cerimônia Oficial de Instalação do novo curso, seguida de uma aula inaugural, no Auditório do Setor de Tecnologia da UFPR. A Direção do Setor de Tecnologia está convidando todos os novos alunos a participarem desta cerimônia e da aula inaugural, convite extensivo aos familiares (pais, mães, irmãs e irmãos) dos calouros. O Auditório do Setor de Tecnologia fica no Centro Politécnico, no primeiro andar do “Edifício da Administração”. É fácil de localizar este edifício: fica exatamente em frente à Estação Tubo que existe dentro do Centro Politécnico (foto abaixo).

O Curso Noturno de Engenharia Elétrica da UFPR nasceu do anseio da comunidade acadêmica em ofertar um curso de graduação nesta especialidade da Engenharia com horário de funcionamento compatível com aqueles estudantes que necessitam conciliar o horário de trabalho diurno com a formação superior gratuita e de qualidade oferecida pela UFPR. Ao mesmo tempo, a crescente necessidade dos Engenheiros de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações no setor produtivo nacional demandava a ampliação da oferta de vagas nesta especialidade.

Os nossos desejos encontraram uma forma de se tornarem realidade com o lançamento em 2008, pelo Governo Federal, do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Este programa, com o objetivo de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais, foi instituído pelo Decreto N. 6.096, de 24 de abril de 2007 e incentiva a criação de cursos noturnos nas instituições federais de ensino. Ao mesmo tempo, aproveitamos o ensejo da criação do Curso Noturno de Engenharia Elétrica para fazer uma completa reformulação no currículo que está sendo usado no curso diurno, apresentando como consequência um Projeto Pedagógico inovador e ênfases de formação diferenciadas no cenário nacional.

E.L.M.Mehl