Curso Noturno de Engenharia Elétrica da UFPR
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
  China planeja olimpíada de robôs em 2010
O evento internacional está marcado para a cidade de Harbin e deve contar com 16 eventos diferentes. Os robôs competiriam em esportes olímpicos tradicionais como atletismo e também em modalidades mais apropriadas para máquinas, como limpeza.

As inscrições na competição serão limitadas a robôs que se parecem com humanos. Eles devem ter dois braços e duas pernas, rodas não serão permitidas.

Os organizadores esperam a participação de mais de cem universidades do mundo todo. Ainda não foi estabelecida uma data em 2010 para os jogos e os organizadores estão tentando conseguir patrocinadores para o evento.

Futebol de robô

Harbin foi escolhida pelo fato de a cidade chinesa ser sede do Instituto de Tecnologia, onde trabalha um grupo de pesquisa sobre futebol com robôs. Este grupo gerencia um time de futebol de robôs do tipo humanoide.

O professor Hong Rongbing, do Instituto de Tecnologia de Harbin, afirmou que a competição visa estimular a inovação e produzir robôs mais flexíveis e úteis.

Mas os Jogos Olímpicos de robôs da China podem enfrentar a competição de outro evento, o RoboGames, que também tem esportes para os robôs e deve acontecer em abril de 2010 na Califórnia, Estados Unidos.

O "calendário esportivo" dos robôs está cada vez mais movimentado no mundo todo. Outro evento já marcado, o Roboexotica, visa premiar os robôs com habilidades como fazer coquetéis, acender cigarros e conversar com clientes de bares.

E os robôs também têm sua própria Copa do Mundo. A competição em 2009 contou com 400 times de 35 países.

A Copa do Mundo de robôs de 2010 vai ocorrer em Cingapura e um outro evento do mesmo tipo será organizado pela Federação Internacional de Futebol de Robôs.

Fonte: BBC, na Folha Online
 
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
  Estudantes realizam desafio de robôs em S.Paulo

Depois de um ano de preparação, alunos do primeiro ano do curso de Sistemas da Informação de uma universidade de São Paulo (FIAP) participaram na noite desta terça-feira (3 de novembro de 2009) de um campeonato de robôs, intitulada "Robocup 2009".

Na disputa, os robôs transportavam uma bexiga e uma arma controlada por um microprocessador. O vencedor, como mostra o vídeo, foi aquele que conseguiu manter seu balão intacto e destruir o do oponente em todas as batalhas.

Fonte: Folha Online

 
Notícias e informações para alunos do Curso Noturno de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná


Links:
Pesquisa personalizada

Arquivos


Powered by Blogger

© E.L.M.Mehl - Proibida a cópia, publicação e reprodução dos textos sem a expressa permissão do autor.

Teste a velocidade da sua conexão à Internet com Speedtest.net

Assinar
Postagens [Atom]