IVP 3000

Universidade Federal do Paraná

Departamento de Engenharia Elétrica

Trabalho referente a disciplina TE169 - Instrumentação eletrônica.
Professor: Eduardo Parente.
Aluno: Ricardo Kamarowski Nascimento

Sensor Infravermelho Passivo – IVP 3000

Introdução

Sensores Infravermelhos Passivos caracterizam-se por serem simples detectores de movimento de calor. A lente é a responsável pelo sensor “sentir” o movimento em um determinado ambiente.

Características

Método de detecção: Infra Vermelho passivo com pirosensor de duplo elemento;

Sensibilidade: 1oC a 0.3 m/segundo;

Temperatura de operação: -10 oC a 70 oC;

Umidade Relativa 90 a 95%;

Sistema de auto-reset: ajustável em 1 ou 2 minutos;

Consumo:

Standy-by: 10uA, Máximo em transmissão: 4,0 mA;

Imunidade a RFI: 30V/m 1-1000Mhz;

Vida útil da bateria: Aproximadamente 2 anos em reset de 2 minutos e com bateria alcalina 9V.

Figura1: O Sensor(Referência1)

Figura1: O Sensor(Referência1)

Funcionamento

O sensor infravermelho passivo sem fio IVP-3000 da CS ELETRÔNICA possui um transmissor incorporado que trabalha em UHF na freqüência 433 MHz.

Utiliza-se de tecnologia industrial, incorporando metal duplo para a máxima rejeição de RFI, ocasionando assim menor incidência de alarmes falsos, até mesmo em condições adversas de temperatura e umidade.

Possui compensação automática de temperatura proporcionando excelente detecção de intrusão, mesmo quando a temperatura ambiente e do corpo intruso forem equivalentes.

O Sensor IVP-3000 da CS ELETRÔNICA já dispõe de articulador próprio e permite ajustes, como segue:

Jumper PULSE: Este jumper regula a sensibilidade do sensor. Caso queira utilizar o sensor com maior sensibilidade, mantenha o jumper fechado (2 pulsos); caso queira utilizar o sensor com menor sensibilidade, mantenha o jumper aberto (3 pulsos).

Jumper RESET: Posição INTEG. (jumper fechado): Havendo movimento continuo em seu campo de atuação, o sensor não irá indicar detecção e não fará nenhum tipo de transmissão por rádio freqüência. A detecção e a transmissão de rádio freqüência só se dará quando o movimento cessar em seu campo de atuação por 2min. Deste modo, teremos 2 anos de vida útil da bateria utilizada (em média).

Posição CONT. (jumper aberto): O sensor ao detectar movimento transmite o sinal de rádio freqüência para a central de alarme. Para que haja uma nova transmissão o sensor aguarda 2 min mesmo havendo movimento no ambiente. Após este tempo o sensor verifica se há movimento e transmite até a central.

Jumper TR: este jumper é necessário ser fechado caso queira fazer ajustes de freqüência, fazendo com que o sensor transmita continuamente. Atenção: Caso haja necessidade de fazer qualquer tipo de ajuste de freqüência, deverá ser feita com o auxilio de equipamentos próprios para tal. Todos os sensores já saem calibrados de fábrica na freqüência 433MHz.

Jumper TESTE: quando fechado possibilita por tempo indeterminado que se faça testes de detecção e transmissão a cada 10s. Após o teste recomenda – se que o jumper TESTE seja aberto para que não diminua a vida útil da bateria de 9V.

Jumper Sensibilidade: aumenta o ganho do sensor em ambientes onde a temperatura é alta (acima de 34oC;). Jumper fechado (sensibilidade menor), jumper aberto (sensibilidade maior).

Codificação do sensor IVP-3000 da CS ELETRÔNICA: O sensor trabalha com a tecnologia Rolling Code que traz uma maior segurança. Para codificá-lo basta fechar o jumper TR quando a central está aguardando um código a ser transmitido.

Alcance: O sensor IVP-3000 da CS ELETRÔNICA possui um alcance de detecção de até 12 metros, num ângulo de 100º.

Figura 2: Diagrama de Jumpers(Referência2)

Figura 2: Diagrama de Jumpers(Referência2)

Aplicações

Alarmes, detectar presença de intrusos em determinado ambiente através do movimento do calor emitido pelo mesmo.

Referências

1?CS Eletrônica Automação e Telefonia Ltda, Alarmes, 2009 http://www.cseletronica.com.br, visitado em 03/2009.

2? Dcol Security, Folders e Manuais, 2009 http://www.dcolsecurity.com.br/manuais/IVP3000.pdf, visitado em 03/2009.