ISN-SM

UFPR-Universidade Federal do Paraná
Departamento de Engenharia Elétrica
Trabalho referente a disciplina TE169 - Instrumentação eletrônica.
Professor orientador - Prof. Eduardo Parente.
Autor - Luciano Gandin

INTRODUÇÃO

O corte de materiais, tais como betão, aço ou armadura sintética, produz variações nas vibrações da estrutura. O sensor SENSTEC converte as variações das vibrações em sinais eléctricos. O processamento digital do detector sísmico analisa os sinais e compara-os com uma gama de frequências típica de ferramentas normalmente utilizadas para entrar em cofres, caixas para depósitos nocturnos, etc. Se os sinais se situarem na gama de frequências, o detector sísmico envia um alarme através de um contacto de relé.

A BOSCH é a produtora do sensor ISN-SM-80, essa linha do vasto portfólio da empresa se caracteriza por atuar na área de segurança bancária, por ser uma linha de sensores utilizadas em cofres e caixas fortes. Através de longos anos de eficiência no mercado mundial, os sensores da BOSCH se caracterizam como os mais eficientes do mercado.

www.boschsecurity.com.br" height="214" alt="Sensor INS-SM-80 www.boschsecurity.com.br" hspace="0" src="http://faraday.eletrica.ufpr.br/2009/file.php/4/isn-sm-80.jpg" width="304" border="0" />

         Sensor ISN-SM 80 www.boschsecurity.com.br

ESPECIFICAÇÕES

Sensibilidade electromagnética

Compatibilidade: Melhor do que EN 50130-4

Tolerância de interferência HF (EN 61000-4-3): Sem alarme ou mudança de estado sob frequências críticas na faixa de 1 MHz a 2 GHz a > 30 V/m.

Características da caixa

Dimensões: 8,9 cm x 8,9 cm x 2,2 cm (3,5 pol. x 3,5 pol. x 0,9 pol.)

Peso: 0,320 kg (11 oz)

Aspectos ambientais

Humidade do ar (EN 60721): < 95% de hr, sem condensação

Protecção da caixa (EN 60529, EN 50102): IP435

Temperatura (em operação): -40 ° C a +70 ° C

Temperatura (armazenamento): -50 ° C a +70 ° C (-58 ° F a +158 ° F)

Teste de funcionamento

Para teste: Baixa < 1,5 Vdc Elevada > 3,5 Vdc

Duração de teste (inclui o emissor de teste ISN-GMX-S1): ≤ 3 s

Custo

O ISN-SM-80 custa em torno de R$ 650,00.

montagem

Esquema de montagem.

APLICAÇÕES

O sensor ISN-SM da bosch é utilizado como ferrramenta de sistemas de segurança avançados na área bancária. Ele é empregado na parte interna de cofres e caixas fortes, e atua quando qualquer vibração ou trepidação ocorre, traduzindo vibrações que possam estar ocorrendo devido a utilização de brocas, esmeril ou qualquer instumento ou movimentação que tente arrobar o cofre, em sinais elétricos que são transmitidos para o sistema de alrme.

CONCLUSÃO

O sensor ISN-SM-80 da BOSCH se caracteriza como a melhor opção de mercado, quando se trata de sensibilidada à vibração em cofres e caixas fortes. Por possuir uma gama de acessórios que o completam, o ISN-SM-80 se torna uma ferramenta muito eficiente em sistemas de segurança bancária.

Possui uma grande eficiência , durabilidade, bom preço, se tornando um líder de mercado quando se trata de sensores anti-arrombamento de cofres.

REFERÊNCIAS

Bosch Security, Especificações do sensor ISN-SM-80, 2009, http://www.boschsecurity.com.br/productos/lineas_de_productos/Default.asp?nivel1=1&nivel2=8&nivel3=3&nivel4=2&id_productos=243, acesso em Mar/2008.