Fototransistor

O fototransistor pode ser compreendido como um transistor comum em que a corrente de base e induzida pôr efeitos fotoelétricos ou seja a corrente circula pelo transistor se este for iluminado este tipo de transdutor sofre influencia de fatores como:

Que devem ser observados na elaboração de projeto.

Escolha .

Em virtude da necessidade de se encontrar um fototransistor

Acessível no mercado bem como suas especificações técnicas o único que preencheu estas características foi o mrd 300 fabricado pela motorola na loja separ (Av. 7 de setembro ,3664 fone (041)323-2255).

 

 

 

Mrd 300

.Desenhado para aplicações em inspeção industrial ,processamento e controle ,chaveamento de circuitos lógicos de qualquer natureza envolvendo sensibilidade luminosa. O mrd 300apresenta uma

base que serve para aumentar a corrente do coletor.

 

corrente x irradiação.

 

Como podemos aferir do gráfico um aumento de H(densidade de potência luminosa pôr área) leva um aumento da corrente do coletor.

Comprimento de onda x sensibilização.

O diodo-laser usado como emissor atua na faixa de 0.6 m m .

 

 

Tempo de resposta tr (tempo de subida) e tf(tempo de descida).

 

 

Os gráficos mostram que os tempos de aumentam conforme aumentamos o resistor de carga.

Emissor

 

Como emissor descobri que o diodo laser lb-205 n dispositivo empregado em canetas laser com comprimento de onda de 630 a 680nm e potência de potência de 5mw funcionou para este fim .

Circuito para aplicações digitais

 

O circuito abaixo e uma aplicação do fotransistor como excitador digital ,para aplicações que envolvem a necessidade de se acionar cargas maiores pode-se utilizar um relê . O circuito se baseia num comparador de tensões (op-324) este checa a diferença de tensões entre o emissor e uma conexão serie de resistores (r1 r2) quando o rmd e atingido pelo feixe do lb205n ele permite a passagem de corrente aumentando a tensão do emissor forcando o 324 a saturar a saída.

r,r1,r2 são trimpots de 100kW