PARTES DE UM ALTO-FALANTE

 

 

O Ímã fornece o campo magnético presente no Entreferro. Tem a forma de um anel e é geralmente fabricado com um material chamado Ferrite.

 

É uma peça plástica ou de papelão que centra e mantém o Ímã a uma distância constante em relação ao Pólo.

 

A Centragem mantém a Bobina Móvel centralizada no Entreferro permitindo que o Cone efetue movimentos para dentro e para fora. Junto com a Borda do Cone, determina a Freqüência de Ressonância do Alto-falante. É confeccionada em tecido de algodão impregnado com resina fenólica, polimerizada a quente.

 

O Entreferro é o espaço livre entre a Chapa Polar e o Pólo. No Entreferro é gerado um forte campo magnético pelo Ímã, e nele trabalha a Bobina Móvel.

 

A Carcaça tem a finalidade de servir de suporte para todos os componentes do alto-falante. É geralmente confeccionada em chapa de aço ou alumínio e tem a forma de um cesto.

 

O Cone transmite as vibrações geradas na Bobina Móvel para o ar, provocando o som. Seu formato é cônico e geralmente é confeccionado em papel ou polipropileno. Para desempenhar bem sua tarefa, o Cone deve ser

rígido e possuir alto amortecimento interno. De todos os componentes do alto-falante é o que mais influencia na qualidade do som.

 

A Calota protege o Entreferro da entrada contra poeira e outras partículas estranhas. É confeccionada em papel, alumínio ou plástico.

 

A Guarnição tem duas funções: evitar o vazamento de ar entre o alto-falante e o painel onde está montado e prevenir que, durante o movimento do Cone, a borda toque no painel, gerando ruídos.

 

A Chapa Traseira, junto com as demais peças polares, conduz a energia magnética gerada pelo Ímã para o Entreferro. Tem o formato de uma arruela e é feita de ferro.

 

O Pólo, junto com as demais peças polares, conduz a energia magnética gerada pelo Ímã para o Entreferro. Tem o formato de um cilindro e é feito de ferro.

 

A Chapa Polar, junto com as demais peças polares, conduzem a energia magnética gerada pelo Ímã para o Entreferro. Tem o formato de uma arruela e é confeccionada em ferro.

 

A Bobina Móvel, que trabalha dentro do Entreferro, transforma as ondas elétricas recebidas do amplificador em vibrações que, transmitidas ao ar pelo Cone, causam o fenômeno sonoro. É composta de uma forma, feita de folha de papel ou alumínio, sobre a qual são enroladas várias espiras de fio de cobre ou alumínio.

 

As Cordoalhas Flexíveis fazem a ligação entre a Bobina Móvel e os Terminais, permitindo que o Cone execute as vibrações livremente.

 

Os Terminais conduzem a energia elétrica do amplificador até a Bobina Móvel.

 

A Borda, que é uma extensão do Cone, tem a função de ajudar a Centragem a manter a Bobina Móvel centralizada no Entreferro, permitindo ao conjunto oscilante (Cone/Bobina Móvel) executar livremente as vibrações. É normalmente fabricada com espuma de poliuretano ou borracha.

 

 

VOLTAR