Capítulo 6 - Espalhamento de Espectro - Página 06

6.8 Modulador e Demodulador por Salteamento de Frequência 

No espalhamento por sequência direta, para que se obtenha uma ampla largura de faixa é necessário que a taxa de chips 1/Tc seja muito maior que a largura de faixa B do sinal modulador, fato que pode ser de difícil realização prática dependendo das frequências envolvidas. Além disso, uma modulação AM deve ser executada, antes ou depois do processo de espalhamento, a fim de que o espectro espalhado seja deslocado para a frequência central F.

O processo de espalhamento por frequência salteada (FHSS - frequency hopping spread spectrum) utiliza um modulador FM para aumentar a largura de faixa do sinal que irá produzir o espalhamento do espectro. Desta forma, utilizando-se um alto índice de modulação b e um VCO com frequência central F, tem-se a solução para os problemas citados acima. A taxa de variação 1/(N.Tc) da frequência do VCO tem como unidade hps (hops / second - saltos / segundo). Pela unidade, sabe-se de imediato se o sistema é DSSS ou FHSS.
 




Um gerador digital de palavras aleaórias RND tem sua saída aplicada a um conversor digital-analógico DAC o qual produz um sinal com pulsos retangulares de duração N.Tc, onde Tc é a duração de um chip e N é o número de bits do DAC. Examinando-se a densidade espectral de potência do sinal gerado pelo DAC, dada pela equação (6-2) com N.Tc no lugar de Tc, verifica-se que 90% da potência média encontra-se na faixa de 0 a 1/(N.Tc). Utilizando-se a Regra de Carson, obtém-se a largura de faixa do sinal FM que por sua vez será modulado em amplitude pelo sinal g(t). Como a largura de faixa W do sinal FM é muito maior que a largura de faixa B do sinal modulador, a largura de faixa resultante do sinal espalhado será aproximadamente igual a W e estará centrada na frequência F.

Se o mesmo sinal FM for gerado no demodulador, o espectro do sinal modulador será reconstituído.

Caso haja um sinal de interferência presente na entrada do demodulador, este terá o seu espectro espalhado, da mesma forma como acontece na demodulação DSSS, logo, para FHSS continua sendo válida a mesma definição para o ganho de processamento

 G = W / B


Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi