Capítulo 5 - Transmissão de Dados - Página 25 

5.25 Modulação 16-QAM 

A modulação 16-QAM foi desenvolvida para aplicação em sistemas que exigem alta capacidade de transmissão de dados com largura de faixa limitada no espectro. Ao invés de utlizar dois sinais BK cujos pulsos apresentam amplitudes -K e +K, empregam-se dois sinais sendo cada um formado a partir de 4 nívels de amplitude: -3.K, -K, +K e +3.K, os quais são posteriormente aplicados à entrada do modulador em quadratura.
 
O modulador é semelhante ao empregado na modulação QAM, mas o demultiplexador digital apresenta relação 1:4 no lugar de 1:2 e os blocos BK são substituídos por blocos que fazem a conversão de uma palavra binária de 2 bits num pulso com amplitude correspondente à palavra, conforme a tabela abaixo, lembrando que a duração do pulso será 4.TB.
 
 
Palavra Binária Amplitude do Pulso
00 -3.K
01 -K
10 K
11 3.K
 

As equivalências da tabela acima resultam no diagrama de constelação do esquema 16-QAM.
 

 
Os 16 pontos do diagrama representam todas as possibilidades que podem ocorrer numa sequência de 4 bits, sendo que o ponto do diagrama no canto inferior esquerdo representa uma sequência de quatro bits 0. Nota-se que tanto a amplitude como a fase da onda portadora variam no sinal 16-QAM.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi