Capítulo 4 - Modulação por Pulsos - Página 15 

4.18 Quantização Não-Uniforme 

Uma solução alternativa para reduzir o ruído de quantização consiste em introduzir uma distorção não-linear anterior ao ADC para alterar o sinal analógico de tal forma que o erro de quantização torne-se menor nos níveis com maior probabilidade de ocorrência. Este procedimento reduz o ruído de quantização sem elevar o número de bits necessários para a representação da amostra, sendo denomindado quantização não-unforme.

 A distorção não-linear é aplicada na etapa anterior ao grampeamento do sinal, que por sua vez precede o ADC. A curva de transferência y(x) mais utilizada é denominada lei m
 

     (4-11)
 
onde -1< x <1 e m > 0 é o parâmetro linearidade. O gráfico abaixo e à esquerda mostra a curva de transferência para m = 0, 10 e 100, sendo que para m = 0 a curva de transferência é linear. O grafico à direita mostra a função densidade de probabilidade (gaussiana) de um sinal analógico com média nula e potência P = s2 = 1 / 9 que leva a 99,7% de probabilidade de -1< x <1.
 
 
Como é maior a probabilidade do sinal x ter amplitude baixa, os valores de x ® 0 devem ser expandidos e os valores de x ® +1 devem ser comprimidos, em conformidade com o comportamento da curva de transferência estabelecido pela lei m.
 
Na demodulação, para recuperar o sinal analógico original sem distorção não-linear, após o DAC é necessário utilizar um circuito não-linear com curva de transferência inversa x(y). Exemplos simples de circuitos para obter y(x) e x(y) encontram-se abaixo.

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi