Capítulo 3 - Modulação em Frequência - Página 15 

3.20 Sintetizador de Frequência 

Um dos circuitos mais utilizados nos sistemas de telecomunicações atuais é o sintetizador de frequência. Com este circuito é possível obter um sinal cossenoidal com frequência estável e que pode ser variada digitalmente.
 
O circuito tem como base um oscilador a cristal de frequência Fo fixa, um VCO e uma malha de realimentação PLL. Além disso, são utilizados divisores de frequência que são simplesmente contadores digitais programados para contar até M e N conforme a figura abaixo.
 
 
Na saída de cada divisor de frequência obtém-se Fo / M e F / N, respectivamente. Como a realimentação PLL tende a igualar as frequências presentes nas entradas do detetor de fase, a frequência de oscilação do VCO será determinada pela frequência fixa Fo multiplicada pela constante N / M. A grande vantagem do sintetizador de frequência é a possibilidade de seleção digital do valor da frequência, uma vez que os valores M e N podem ser selecionados digitalmente. Isto torna o circuito compatível com sistemas microcontrolados.

3.21 Estabilizador de Frequência 

Nos transmissores FM, a frequência central F do sinal modulado deve ser estável e fixa, pois variações desta podem provocar interferências em canais adjacentes nos sistemas multiplexados por divisão em frequência. Do ponto de vista prático, o oscilador que produz o sinal FM não pode ter frequência fixa, uma vez que se deseja variá-la proporcionalmente ao sinal modulador. A fim de resolver esta incoerência pode ser utilizado um circuito composto por uma realimentação PLL.
 
O sinal FM é gerado normalmente através de um VCO, entretanto, há uma realimentação do tipo PLL. Na entrada do PLL é aplicado o sinal proveniente de um oscilador fixo de frequência F. O filtro de malha, que está embutido no duplexador, apresenta faixa de passagem muito estreita, sendo que apenas variações muito lentas da frequência da onda portadora serão realimentadas ao VCO. Desta forma é possível sincronizar a frequência central do sinal FM com o sinal gerado pelo oscilador fixo a fim de compendar variações lentas, principalmente aquelas causadas por mudança da temperatura ambiente.
 

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi