Capítulo 1 - Conceitos Preliminares - Página 29 

1.36 Parâmetros de Linearidade 

Potência a 1dB de Compressão
 
Quando um sinal cossenoidal puro é aplicado a um circuito não-linear com saturação, a relação de proporção entre as potências incidente e transmitida tende a diminuir à medida que a potência incidente aumenta. Este fenômeno é denominado compressão.
 
O gráfico ao lado ilustra o fenômeno de compressão mostrando as potências incidente e transmitida do sinal cossenoidal em unidades logarítmicas. No ponto em que a potência transmitida difere de 1dB da potência que seria transmitida pelo circuito ideal (linha tracejada) tem-se a potência transmitida com 1dB de compressão.
 
Matematicamente esta condição é descrita pelas potências do sinal cossenoidal em F1 com A1 = A e A2 = 0.
 
 
 
     (1-49)
 
Ponto de Interseção de Terceira Ordem
 
Conforme foi citado na seção anterior, quando dois sinais cossenoidais de frequências próximas são aplicados a um circuito não-linear, surgem sinais indesejáveis em frequências próximas a estes, que são os produtos de intermodulação de terceira ordem. Quando os dois sinais cossenoidais têm a mesma amplitude, o ponto em que a potência do sinal desejável iguala-se à potência do sinal indesejável é denominado ponto de interseção de terceira ordem (IP3 - third intercep point).
 
No gráfico ao lado, a linha cheia, com inclinação de 45 graus (arctan 1), corresponde à potência transmitida do sinal desejado enquanto que a linha tracejada, com inclinação de 71 graus (arctan 3), corresponde à potência do sinal indesejável.
 
Matematicamente a relação é expressa pelas potências dos sinais cossenoidais em F2 e 2.F2-F1 com A1 = A2 = A.
 
 
 
     (1-50)

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Engenharia Elétrica - www.eletr.ufpr.br/artuzi